Você não tem os papéis necessários para acessar este portlet.
Você não tem os papéis necessários para acessar este portlet.
INFORMAÇÕES ORGANIZACIONAIS


Ao Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, sendo um arquivo de caráter público, compete a gestão e a preservação da documentação de valor permanente produzida na esfera do Poder Executivo municipal. Portanto, suas principais funções são organizar, gerir, preservar e democratizar o acesso público aos acervos documentais, que têm valor probatório e histórico reconhecidos, produzidos no âmbito da Prefeitura da cidade. Estas funções são também desempenhadas pelo AGCRJ, em relação às diversas coleções particulares que estão sob a sua custódia.

 

Outra função do Arquivo Geral é registrar, de diversas formas, as manifestações culturais, políticas e sociais, oficiais e não-oficiais, realizadas na cidade, de reconhecida relevância para a sua memória e para a sua história, contribuindo para divulgá-las e preservá-las.

 

Neste sentido, para cumprir as suas competências, o AGCRJ tem suas atividades organizadas em três unidades orgânicas: a Gerência de Documentação Escrita e Especial, a Gerência de Apoio Técnico e a Gerência de Pesquisa. A primeira se subdivide em duas Subgerências: a de Documentação Escrita e a de Documentação Especial. A segunda contém a Subgerência de Restauração e a terceira a Subgerência de Biblioteca.