Saraus Cariocas: nova temporada começa com samba-canção na voz de Márcio Gomes

 

 

O samba-canção é o tema do primeiro encontro da nova temporada dos Saraus Cariocas - a série com que o Arquivo Geral da Cidade vem contando a história dos gêneros musicais surgidos no Rio de Janeiro através de bate-papos musicados.  Neste primeiro encontro de 2023, o convidado é o cantor Márcio Gomes, que não só cantará um repertório especialmente formado para o sarau, como também contará histórias do samba-canção e seus grandes personagens. O sarau será realizado no próximo dia 13 de abril, às 12h30, no auditório do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro (Rua Amoroso Lima, 15 - Cidade Nova), com entrada franca para o público - sujeita à lotação do espaço.

 

No repertório do sarau estarão grandes sucessos de Dick Farney, Lupicínio Rodrigues, Elizeth Cardoso e Dorival Caymmi, entre outros grandes nomes da música popular brasileira, que Márcio Gomes cantará acompanhado por Patrick Ângelo (Violão). Entre as músicas, ele conversará com o coordenador de promoção cultural do Arquivo Geral, Pedro Paulo Malta, sobre a história do gênero musical popular que, surgido no fim da década de 1920, tornou-se um dos mais representativos da noite carioca, especialmente nos anos 1940 e 50, nas boates de Copacabana.

 

Saraus Cariocas é uma série criada pelo Arquivo Geral da Cidade para jogar luz sobre os gêneros musicais brasileiros surgidos no Rio de Janeiro. Foi uma das iniciativas da instituição em 2022, quando o público pôde acompanhar cinco saraus: um sobre samba de terreiro (com Cláudio Jorge e Augusto Martins), outros sobre samba-enredo (com Teresa Cristina) e ainda marchinhas (com Soraya Ravenle e Luís Filipe de Lima), choro (com o Trio Turuna) e bossa nova (com Roberto Menescal e Cris Delanno). Assim como em todas estas nas edições, o encontro com Márcio Gomes será gravado em vídeo para registro e difusão no YouTube do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro.

 

 

Saraus Cariocas – Samba-Canção com Márcio Gomes

Dia 13/02/2023, às 12h30, no auditório do Arquivo Geral da Cidade
Endereço: Rua Amoroso Lima, nº 15 – Cidade Nova – perto do Metrô Rio (estação Praça Onze)
Entrada franca – sujeita à lotação do espaço (126 lugares)