Fotografia e Antropologia nos Depoimentos Cariocas: entrevista com Milton Guran encerra temporada 2023

 

 

O fotógrafo e antropólogo Milton Guran é o entrevistado dos Depoimentos Cariocas nesta quinta-feira, dia 21 de dezembro, às 17h, na edição que marca o encerramento da temporada 2023 da série. A entrevista, conduzida pelo jornalista e músico Pedro Paulo Junior, da equipe de Promoção Cultural do Arquivo Geral da Cidade, poderá ser vista no seguinte link: https://youtu.be/MvX3u_BICjQ

 

 

Carioca de Jacarepaguá, nascido em 1948, Guran é o idealizador do Foto Rio, festival de fotografia que, criado em 2003, é o mais antigo do país. Outros temas que estão na conversa são os estudos que fez de grupos indígenas na Amazônia e dos descendentes de brasileiros no Golfo do Benin, na África, tema do livro “Agudás: os brasileiros do Benin”, que publicou em 1999.

 

 

A importância do Rio de Janeiro na história da fotografia é outro assunto abordado por Milton Guran na entrevista, que tem as participações especiais do fotojornalista Evandro Teixeira e do fotógrafo e professor Paulo Marcos de Mendonça Lima.

 

 

Com a entrevista de Milton Guran, completa-se a terceira temporada dos Depoimentos Cariocas, a série criada pelo Arquivo Geral da Cidade em maio de 2021, com a proposta de registrar as memórias e reflexões de personalidades sobre o Rio de Janeiro. A série é uma iniciativa da Coordenação de Promoção Cultural do Arquivo, responsável pela realização das entrevistas que vão ao ar mensalmente no YouTube da instituição (https://www.youtube.com/arquivodacidade).

 


Neste painel de memórias e pontos de vista sobre a cidade (com mais de 50 horas) estão depoimentos de personagens importantes na vida carioca, como os escritores/jornalistas Ruy Castro e Zuenir Ventura, o produtor Haroldo Costa, a atriz Marieta Severo, os compositores/escritores Paulo César Pinheiro, Nei Lopes e Hermínio Bello de Carvalho, as cantoras Dóris Monteiro e Tia Surica, os locutores Leo Batista e José Carlos Araújo, o antropólogo Roberto DaMatta e os fotógrafos Walter Firmo e Luiz Carlos Barreto, entre outros.