PORTAIS


Conheça todas as bases de dados administradas pelo Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. Acesse:

 

 

ARQUIVO VIRTUAL

 

Principal base de dados do AGCRJ, nela estão inseridos fundos e coleções sob a guarda da instituição.

 

 

PORTAL AUGUSTO MALTA

 

Augusto Malta foi o primeiro fotógrafo da administração municipal, contratado pelo prefeito Pereira Passos para captar as imagens dos imóveis que seriam derrubados para as obras de urbanização do Rio de Janeiro, iniciadas em 1903. Sua sensibilidade de artista levou-o a fotografar inúmeros outros acontecimentos, proporcionando um painel fidedigno do Rio Antigo, entre 1903 e 1937. As imagens captadas por Malta, pertencentes do acervo do Arquivo da Cidade e ao Museu da Cidade, estão disponíveis para consulta on-line.

 

 

PORTAL LUCÍLIO DE ALBUQUERQUE

 

Um dos mais completos pintores brasileiros, dedicou-se a vários gêneros de pintura,partindo da composição histórica, do retrato e do nu e alcançando os temas religiosos,os aspectos urbanos e as paisagens. Consolidou-se, por isso, como um fiel retratista da natureza fluminense e carioca e como mestre nos temas históricos, concretizados após minuciosa pesquisa, a exemplo de "Expedição à Laguna" e "Farrapos".

 

 

BIBLIOTECA OSWALDO PORTO ROCHA

 

Especializada em História da Cidade do Rio de Janeiro, a Biblioteca Professor Oswaldo Porto Rocha possui um acervo diversificado, composto por cerca 45.519 itens, sendo 23.565 exemplares de livros, 21.954 fascículos de periódicos. 

 

 

DECRETOS MUNICIPAIS DO RIO

 

Emitidos pelos Prefeitos da Cidade do Rio de Janeiro, os Decretos Municipais estão disponíveis para consulta online, percorrendo o período de 1975 até 2009.

 

 

REVISTA MUNICIPAL DE ENGENHARIA

 
A Revista Municipal de Engenharia conta a história das intervenções urbanísticas na Cidade do Rio de Janeiro no século XX, desde os anos 30, quando o Rio ainda era Distrito Federal, o periódico foi editado pelas Secretarias de Viação e Obras do Distrito Federal, passando pela fase do Estado da Guanabara (1960-1975), editado pela Secretaria de Obras Públicas da Guanabara, até chegar ao Município, editado pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura da Cidade. O conjunto da Coleção, doada por José de Oliveira Reis, engenheiro que supervisionou obras memoráveis realizadas na Prefeitura, abrange o período de 1932 a 1999. O último número foi dedicado ao paisagista Roberto Burle Marx.