A bossa nova e a produção fonográfica brasileira nos Depoimentos Cariocas: Roberto Menescal é o entrevistado da 30ª edição da série

 

 

 

   Compositor e produtor artístico de destaque na história da música popular brasileira, Roberto Menescal é o entrevistado dos Depoimentos Cariocas nesta terça-feira (17/10), às 17h, no YouTube do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro – a entrevista, que pode ser acessada neste link (https://youtu.be/MlCwzzhcDUs), terá chat aberto para quem acompanhar na estreia. O jornalista e músico Pedro Paulo Junior, da equipe de Promoção Cultural do Arquivo Geral, conduz a entrevista, que tem as participações especiais da cantora Leila Pinheiro, do compositor Marcos Valle, do trompetista Pedro Paulo e do diretor executivo da UBC, Marcelo Castello Branco.

 

 

   Com 104 minutos de duração, a entrevista traz o artista contando histórias da bossa nova (movimento do qual participou ativamente) e recordando suas passagens pelo Jardim Botânico e Copacabana – bairros em que morou com a família depois que se mudaram de Vitória (ES), onde nasceu, há 86 anos. Ele também relembra os tempos em que atuou como produtor de discos de grandes artistas como Elis Regina, Nara Leão, Gal Costa e Chico Buarque, este último seu parceiro em “Bye bye Brasil”, um de seus maiores sucessos de compositor, juntamente com clássicos da bossa nova, como “O barquinho”, “Rio” e “Você”, estas com Ronaldo Bôscoli.

 

 

   As amizades com Bôscoli e Tom Jobim estão entre outros temas da entrevista, gravada no dia 2 de outubro de 2023, na casa de Menescal (Barra da Tijuca), às vésperas de seu embarque para Nova York, para voltar ao Carnegie Hall, o lendário palco em que a bossa nova foi apresentada ao mundo, num show em novembro de 1962, também relembrado pelo artista na conversa. A abertura traz um vídeo com uma saudação da presidente do Arquivo Geral da Cidade, a historiadora Rosa Maria Araujo.

 

 

   Com a gravação de Roberto Menescal já são 30 as entrevistas da série Depoimentos Cariocas, criada pelo Arquivo Geral da Cidade para registrar as memórias e reflexões de personalidades sobre o Rio de Janeiro. Desde maio de 2021, já foram gravados os depoimentos de grandes cariocas (nem sempre nascidos na cidade), como os escritores Ruy Castro e Zuenir Ventura, os compositores Nei Lopes, Paulo Cesar Pinheiro e João Roberto Kelly, a jornalista Hildegard Angel, o produtor Haroldo Costa, os locutores José Carlos Araújo e Leo Batista e as atrizes Zezé Motta e Marieta Severo, entre outros.

 

 

   Todas as entrevistas podem ser acessadas no YouTube do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, através do seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=olShGnUufaY&list=PL1-JWSGpuTTIup2hz906o1zEBl-qEwsTO