Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual - CEDSRIO
Relatório de Avaliação Projeto Trans + Respeito

28/05/2018 18:06:00


 
 
 
 
O projeto Trans + Respeito iniciou oficialmente suas atividades em 08/12/2017 com a sua aula inaugural realizada no Centro Municipal de Saúde Dom Hélder Câmara. Entretanto, o trabalho para a realização deste projeto se iniciou anteriormente com a escolha do nome para o projeto feita através de consulta ao público, realizada entre 16/03/17 e 16/04/2017, para que a população T (Travestis, Mulheres Transexuais e Homens Trans) pudesse optar pela escolha do nome do projeto. 
 
Além disso, as inscrições ocorreram no período de maio a agosto de 2017. A inscrição do Trans + Respeito foi feita de forma livre pela Internet, ou através de encaminhamentos realizados por diversos setores municipais e pelos movimentos sociais. Uma vez inscritas, essas pessoas foram convidadas a participarem de uma pesquisa, na qual, em pequenos grupos respondiam a um questionário para que fosse possível identificar as principais necessidades e, na medida do possível, oferecer produtos que pudessem ir ao encontro destas necessidades.
 
Deste modo, formou-se um grupo heterogêneo de 34 pessoas em que 30% dos participantes são homens trans, que pela primeira vez são atendidos em grupo pela CEDS-RIO. Além de 50% de mulheres transexuais e 15% de travestis. A grande maioria com ensino médio completo, quem não tem tal formação demonstra interesse na continuidade dos estudos.
 
Estas pessoas inscritas tiveram a oportunidade de participar de palestras que visavam apresentar e discutir temas relativos a Direitos, Cidadania, Políticas Sociais, Empregabilidade, Empreendedorismo, Educação e Cultura. Temáticas estas focadas nos desafios e conquistas da população LGBTQIA+. 
 
Além do trabalhar acima descrito, os/as inscritos/as foram divdidas/as em grupos menores que foram criados com o objetivo de favorecer o maior aproveitamento dos/as participantes assim como auxiliá-los no atendimento às suas necessidades, a saber: a) Escolaridade: para auxiliar todos e todas no acesso e permanência na educação formal nos três níveis de escolaridade, b) Saúde: para ajudar no acesso aos equipamentos de saúde, sobretudo os necessários para a transição; c) Formação Profissional: que visa o acesso a cursos profissionalizantes e d) Cidadania: que busca auxiliar na obtenção de documentos para o exercício da vida civil, além de orientações para a obtenção de microcréditos.
 
Destaca-se que vida profissional (empregabilidade) é o objetivo final do projeto, outro aspecto, é que o/as participantes podiam circular entre os grupos, durante a realização do projeto. 
 
Assim, com as experiências das palestras potencializadas pela ação dos tutores nos minigrupos obtivemos os seguintes resultados:
 
- A turma iniciou com 34 pessoas inscritas, tendo 24 permanecido no projeto, das quais:  
 
- 29,16% se inseriram no grupo de Escolaridade; 
 
- 8,33%no grupo de saúde;
 
- 29,16% no grupo de formação profissional e 
 
- 16,66% no grupo de cidadania. 
 
Destaca-se, no entanto, que estes números referem-se ao primeiro momento de divisão e que devido a dinâmica do trabalho, a circulação das pessoas nos mini-grupos foi constante, assim, os números abaixo serão relacionados ao universo total de inscritos/as:
 
- 100% participaram das palestras ministradas semanalmente;
 
- 100% tiveram a oportunidade de visitar a exposição família LGBT realizada no Centro Cultural da Justiça Federal;
 
- 8,33% conseguiram colocação profissional na “Barraca da Fau” importante ponto LGBT+;
 
- 25% conseguiram trabalho temporário;
 
- 70,83 % tiveram seus currículos foram encaminhados;
 
- 4,16% participaram de processo seletivo na Shell;
 
- 33,33 % trabalharam voluntariamente no Carnaval;
 
- 20,83% pessoas realizaram a matrícula em escolas públicas e particulares para concluir sua educação formal;
 
54, 16% estão participando do Grupo de Trabalho de Saúde; 
 
20,83% pessoas foram encaminhadas para atendimento de saúde; 
 
75% pessoas participaram de um mini-curso de informática ministrado em parceria com a Nave do Conhecimento da Penha;
 
- 50% participaram de atividade promovida pelo SEBRAE na Rodada de Negócios realizada no Memorial Getúlio Vargas e da própria Rodada de Negócios;
 
- 29,16% pessoas foram orientadas em relação aos procedimentos necessários para realização de matrícula em escolas municipais e estaduais, assim como obtiveram informações acerca das vagas disponíveis;
 
- 12,5 % se articularam e buscaram o NUDIVERSIS (Núcleo da Defensoria Pública) para a retificação de nome civil;
 
- 4,16% foram orientados e encaminhados para a justiça do trabalho.
 
Além de todo este resultado, vale ressaltar, que o trabalho do Projeto Trans + Respeito junto a este público continuará até o final deste ano, com ações de acompanhamento escolar, promoção de cursos de informática em parceria com a Nave do conhecimento da Penha, no atendimento das demais demandas que estas pessoas possam trazer e, o principal, na promoção de oportunidades de participação em processos seletivos de emprego. 
 
 
 



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