Companhia de Engenharia de Tráfego do RJ - CET-Rio
Gerência de Manutenção e Sinalização
 
 
A GMS (Gerência de Manutenção de Sinalização) tem, dentro da CET-RIO, a incumbência de supervisionar e executar a manutenção preventiva e corretiva da sinalização gráfica das vias de todo o Município, a partir de solicitações das Coordenadorias Técnicas Regionais de Tráfego (CTRT) ou correções que tenham sido consideradas necessárias e oportunas pela simples observação visual.
 
Para cumprir com tal atribuição, a GMS tem três setores: Produção, Manutenção e Laboratório, com tarefas distintas. Cabe á Produção a execução de projetos apresentados pelas CTRT's, compreendendo os mais variados passos dentro de um processo produtivo. À linha de produção cabe a usinagem de chapas (corte de chapas, caso seja necessário, escantilhamento, furação e forração em película) como forma de preparação para o setor gráfico promover a adesivação das mensagens, devidamente cortadas por uma plotter operada por um profissional em seu manuseio, e com a sua correspondente diagramação. Por vezes, dependendo da demanda das CTRT's, torna-se necessária a limpeza de material já pronto para que mensagens sejam substituídas e, em outras circunstâncias, a reciclagem total da placa, em que a limpeza é realizada para posterior reutilização da chapa.
 
À Manutenção cabe, como o próprio nome indica, a manutenção da sinalização gráfica vertical existente, bem como a execução de projetos de implantação gerados pelas CTRT's. No que tange à manutenção, diversos serviços podem ser realizados conforme a demanda, tais como a substituição de placas abalroadas ou pichadas ou ainda fora de padrões determinados pelo Código de Trânsito Brasileiro ou pelo DENATRAN, remanejamento ou reposicionamento das mesmas e limpeza, se for o caso. Podem ocorrer ainda retiradas de postes G-7 ou G-9 se assim for determinado. Quanto à implantação de sinalização, a CTRT correspondente apresenta projeto específico para o logradouro que receberá as placas que é seguido pelos emplacadores.
 
Ao Laboratório cabe a análise de todos os materiais adquiridos pela CET-RIO assim como testes na Sinalização Gráfica Vertical (placas), no que diz respeito a retrorrefletância e a Sinalização Gráfica Horizontal (pintura), no que diz respeito à durabilidade e qualidade, assim como visibilidade. O setor também executa o teste em novos produtos.
 
No que diz respeito à sinalização gráfica horizontal, hoje em dia a SECONSERMA (Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente) tem realizado a grande maioria dos serviços, embora a Divisão de Manutenção da GMS ainda execute serviços rotineiros para reacender sinalização já desgastada em ondulações transversais (quebra-molas) ou em outras situações demandadas pelas CTRT's.
 
 
 
 
 
 
 
 


Serviços Serviços