Câmara Técnica da Bacia Drenante às Lagoas Costeiras - Ata da 8ª Reunião


 

 

Data da reunião : 17/10/2006

 

Local : CREA-RJ, sala 1007

 

Membros presentes :
Adacto Ottoni - CREA/RJ
Vera Lúcia G. Oliveira - SMAC
Rafael Bueno Curi - OAB/RJ
Marco Aurélio Regalo de Oliveira - SMO/RIOÁGUAS
Santiago - ABES-Rio
Sebastião Alves Neto - COMLURB
Mauricio - FEEMA
Mauro - CEDAE

 

Membros ausentes:
CRBio
FORUM DE REITORES
SENGE-RJ

 

O prof. Adacto abriu a reunião com prazer pela presença de todos e informou que o teto da reunião seria 12 horas. Como estavam presentes pessoas convidadas, além dos membros da Câmara Técnica (CT), fez-se uma rápida apresentação. O prof. Adacto se apresentou como coordenador da câmara e disse estar tentando fazer um trabalho o mais isento possível da política, dando ênfase à parte técnica. Esclareceu que o que se discutisse fosse encaminhado ao CONSEMAC. Agradeceu a presença dos representantes da CEDAE e da FEEMA.

 

Foi feita uma apresentação da COMLURB (eng. Sebastião) sobre a gestão do lixo no sistema lagunar da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, incluindo o programa de coleta seletiva e reciclagem.

 

A Rio Águas fez, em seguida, uma palestra (eng. Marco Aurélio) sobre a sua atuação na parte de drenagem daquela região, inclusive com a projeção de um filme.

 

Após as apresentações, o prof. Adacto propôs uma discussão dentro do que foi relatado, informou a presença do representante da OAB, que chegou um pouco atrasado, e iniciou os comentários. A primeira palavra foi do Sr. Santiago, representante da ABES-RIO. Em seguida falou o representante da OAB e, após, o coordenador da CT, que agradeceu à FEEMA pelo envio do Relatório sobre o Monitoramento da Lagoa Rodrigo de Freitas, informando que quem o desejar deverá trazer um CD que faz-se uma cópia. O debate continuou, e a representante da SMAC, foi convidada pelo representante da FEEMA a apresentar o monitoramento feito pela SMAC, que falou um pouco do trabalho realizado pela SMAC, enaltecendo a Educação Ambiental. O prof. Adacto sugeriu que apresentem um projeto de Educação Ambiental, usando a verba do fundo municipal. Rafael, representante da OAB, fez observações sobre as fotos apresentadas pelo representante da RIO ÁGUAS. Sebastião deu mais algumas informações sobre os trabalhos da COMLURB e Adacto sugeriu que além de tudo isso, a COMLURB procure implantar atuações que transformem o lixo orgânico da coleta seletiva em adubo orgânico e utilize biodigestores, a partir da implantação de projetos piloto.

 

O prof. Adacto definiu junto com os membros qual a melhor data da próxima reunião, decidindo-se pela quarta-feira, na parte da manhã, sendo a próxima no dia 22 de novembro de 2006, com primeira convocação às 9:30 horas e última às 10:00 horas. Os temas de pauta seriam:

 

•  a parte do monitoramento ambiental da SMAC e da FEEMA no Sistema Lagunar da Cidade, com uma apresentação do monitoramento ambiental;

•  o problema do esgotamento sanitário na Barra da Tijuca e Jacarepaguá, e, num outro dia, sobre a Lagoa Rodrigo de Freitas;

•  palestra da CEDAE (sistema de esgotamento sanitário do sistema lagunar da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, atualizada), a ser marcada futuramente..

 

Ficou decidido que a pauta da próxima reunião será:

 

•  SMAC - Apresentação do monitoramento do sistema lagunar da Barra da Tijuca e Jacarepaguá;

•  CEDAE - Apresentação do monitoramento do emissário da Barra da Tijuca - AGUARDAR CONFIRMAÇÃO!

 

O prof. Adacto agradeceu a presença de todos e terminou a reunião.