Câmara Técnica da Bacia Drenante às Lagoas Costeiras - Ata da 15ª Reunião


 

Data da reunião : 27/06/2007

 

Local : CREA-RJ, sala 1007

 

Adacto iniciou solicitando a todos, que falem ao microfone, pois as reuniões são todas gravadas.

 

Iniciou a reunião com a palestra da CEDAE, sobre a parte de esgotamento sanitário da Lagoa Rodrigo de Freitas e depois com uma palestra própria sobre um estudo realizado pela UERJ, a pedido do Ministério Público Estadual sobre a gestão sanitária e ambiental da Lagoa. Sugeriu ainda que as palestras fossem seguidas e o debate no final. Passou a palavra ao eng. Sergio Henrique da CEDAE.

 

Sergio se apresentou, disse ser um prazer estar participando da CT, e que trabalha na CEDAE, no departamento de manutenção de rede de esgoto da zona sul e a Lagoa faz parte de sua área de atuação. A gestão da Lagoa é multidisciplinar e tem outras diretorias da CEDAE envolvidas na gestão. Apresentou um trabalho focado em sua área de atuação de manutenção de rede associado com a questão da Lagoa Rodrigo de Freitas, e como funciona o sistema de esgotamento daquela área, estações elevatórias, algumas unidades monitoradas pela CEDAE.

 

Ao final da palestra, devido ao horário, Adacto propôs deixar sua palestra para o mês que vem, deixando o tempo restante para os debates, que tomaram o final da reunião, com as participações da Sra. Mônica da Rio Águas; da Sra. Leila, da OAB; Marcos, da UERJ; Mauricio, da FEEMA; Renata, da CEDAE.

 

Adacto fez algumas considerações, houve mais debate técnico. Perguntou sobre os temas para a pauta da próxima reunião, comentou sobre a estação flutuante do rio Arroio Fundo questionando a licença ambiental e os estudos ambientais que foram feitos para a implantação desta estação.

 

Como tema de pauta sugeriu sua palestra, que vai complementar a apresentação da CEDAE de hoje; de 10:00 horas até 10:30 horas, meia hora para o debate; e às 11:00 horas, a palestra da Rio Águas sobre a Estação de Tratamento Flutuante do Rio Arroio Fundo, de 11:00 horas às 11:30 horas, para até meio dia, acontecerem os debates com as contribuições.

 

Como foi dito que seria necessário consultar antes o órgão (Rio Águas), e ficou então como pauta apenas a palestra do Adacto.

 

Deixou como semente para as futuras reuniões, a possibilidade de uma palestra conjunta, FEEMA, CEDAE, RIO ÁGUAS, sobre o diagnostico atual dos pontos de poluição da Lagoa e a possibilidade de se convidar a COMLURB para se discutir o problema do lixo na bacia da Lagoa Rodrigo de Freitas.

 

Solicitou que as datas das reuniões passem para as últimas quartas-feiras do mês, às 10:00 horas, com primeira chamada às 9:30 horas.

 

A próxima reunião ficou marcada para o dia 25/07/2007, na sala 1007 do CREA - RJ, às 9:30 horas em primeira chamada e 10:00 horas em segunda chamada.

 

Terminou a reunião agradecendo a presença de todos.