SOBRE O 1º SEMINÁRIO EAD CARIOCA

25/10/2019 14:02:00

Nos dias 17, 18 e 19 de setembro de 2019, a Escola de Formação Paulo Freire, através da Gerência de Ensino a Distância (GEAD), realizou o 1º SEMINÁRIO EAD CARIOCA na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. A iniciativa da SME/RJ pela realização deste Seminário foi um investimento da mesma no tema EAD, devido à crescente demanda por formações a distância na rede, tanto pela Plataforma EAD – EPF quanto pelas Telessalas.

Nos dois primeiros dias (17 e 18 de setembro) recebemos palestrantes convidados, que abordaram os seguintes temas:

Andrea Cristina Filatro (USP)
• As novas perspectivas do Ensino a Distância
• Conteúdos para EAD – Design Didático

Carlos Eduardo Mathias (UFF)
• Currículo: Práticas pedagógicas apoiadas em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC'S)

José Antonio dos Santos Borges (UFRJ)
• Tecnologias Assistivas: utilização e aplicação pedagógica de softwares

No último dia do Seminário, abriu-se uma Mesa de Debates composta pelos convidados Ricardo Lacerda Caiado (UFRJ), Luciene De Souza T. Vales (SME/RJ - FAETEC) e Alexandre Bento V. Martins (SME/RJ), que discutiram, compartilharam suas práticas e deram sugestões sobre as Contribuições da EAD na Formação Continuada de Professores.

Essa foi uma iniciativa que teve como objetivo maior contribuir para a formação dos servidores envolvidos em atividades ou projetos em EAD, assim como compartilhar as práticas de profissionais que já atuam com êxito nesse ramo.

A Educação a Distância é uma realidade com a qual contamos como recurso e ferramenta disponível na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, para promover formações para um público cada vez maior e da forma mais interessante e engajadora possível.

Agradecemos a todos pelo apoio e parceria, principalmente à nossa Secretária de Educação, Talma Suane e Subsecretária de Ensino, Rejane Faria, aos Diretores da Escola de Formação Paulo Freire, Márcio Costa e Marisângela Siqueira e a todas as Gerências e Administração da EPF.

Assista ao vídeo sobre o 1º Seminário EAD CARIOCA: