O ENSINO A DISTÂNCIA COMO FORMAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RIO DE JANEIRO

12/11/2019 16:29:00

De acordo com o Ministério da Educação, por definição, a Educação a distância é a modalidade educacional na qual alunos e professores estão separados, física ou temporalmente e, por isso, faz-se necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação. Essa modalidade é regulada por uma legislação específica e pode ser implantada na educação básica (educação de jovens e adultos, educação profissional técnica de nível médio) e na educação superior. Fonte: https://bit.ly/2ZkhIBw.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro conta com dois meios tecnológicos para ampliar as formações e capacitações disponíveis na rede para o maior número de servidores(as), que são as formações por videoconferência, nas chamadas telessalas, que fazem a transmissão em tempo real das palestras e capacitações para as 11 Coordenadorias de Educação, a partir de um ponto de transmissão (que pode ser a EPF ou a SME) e a plataforma EAD Moodle da Secretaria de Educação, que se encontra na Escola de Formação Paulo Freire.

Na Plataforma EAD temos vários cursos em atividade e outros, ainda, que serão implementados. Veja a seguir os cursos ativos no momento:

A seguir, alguns depoimentos sobre as formações EAD:

56_INSTANCE_dKO5 56_INSTANCE_dKO5 p_p_id_56_INSTANCE_dKO5_