GFPAE NO II ENCONTRO DA REDE NACIONAL DE CIÊNCIA PARA EDUCAÇÃO

02/12/2019 11:50:00

A Gerência de Fomento à Pesquisa e Avaliação Externa (GFPAE) participou do II Encontro da Rede Nacional de Ciência para Educação, que ocorreu entre os dias 16 e 18 de outubro, no Rio de Janeiro. O evento contou com palestras das áreas de neurociências, psicologia, economia, computação e ciências sociais, entre outras. Os temas em destaque foram o estresse no ambiente escolar, políticas públicas de ensino, inteligência artificial na educação, competências socioemocionais, formação de professores e como o cérebro aprende.

A Rede Nacional de Ciência pela Educação (CpE) reúne 88 grupos de pesquisa ao redor do Brasil, sob a coordenação do neurocientista Roberto Lent, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O principal objetivo dessa iniciativa é o desenvolvimento de pesquisas aplicadas que gerem conhecimento científico capaz de inovar a educação, além de unir experiências e compartilhar ideias que possam instigar a adoção de práticas educacionais e políticas públicas mais eficientes.

A GFPAE apresentou o trabalho "O CLUBE DE JOVENS CIENTISTAS: UMA PARCERIA DO MUSEU NACIONAL COM A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO", que foi desenvolvido no ano de 2018, em parceria com o Museu Nacional. O trabalho relata a importante experiência do projeto de educação museal continuada voltada para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos revelaram que esta modalidade de educação pode permitir uma melhoria substancial em habilidades cognitivas e socioemocionais dos alunos de Escolas Municipais do Rio de Janeiro, fazendo com que a aprendizagem dos conteúdos regulares seja facilitada.

56_INSTANCE_dKO5 56_INSTANCE_dKO5 p_p_id_56_INSTANCE_dKO5_