PESQUISA BASE: BRINCADEIRAS PARA O APRENDIZADO SOCIOEMOCIONAL

06/02/2020 11:19:00


No dia 31 de Janeiro de 2020 a Gerência de Fomento à Pesquisa e Avaliação Externa (GFPAE), juntamente com as pesquisadoras Alexandra Brentani e Ana Luiza Raggio Colagrossi, apresentou a pesquisa BASE: brincadeiras para o aprendizado socioemocional. Estiveram presentes 65 gestores da 1ª, 6ª e 10ª CRE. 

O objetivo é que, a partir de uma proposta de intervenção, possam ser fortalecidas e desenvolvidas as habilidades socioemocionais e as funções executivas. As funções executivas envolvem: 1) Autorregulação - habilidade de lidar com impulsos, resistir às tentações, "parar e pensar" antes de agir; 2) Foco - habilidade de manter-se atento e ignorar distrações, ouvir com atenção, concentrar-se; 3) Memória de tarefa: habilidade de lembrar e atualizar as informações, quando necessário; 4) Flexibilidade mental: habilidade de alterar o foco da atenção ou mudar de planos, "mudar as engrenagens", quando necessário.

O "centro de controle" do cérebro (cortex pré-frontal) sofrerá sua maior transformação e crescimento durante a primeira infância (3-5 anos) – período crítico; oportunidade única para o desenvolvimento e aprimoramento das funções executivas e habilidades de autorregulação (Best & Miller, 2010; Center on the Developing Child, 2011; Garon et al, 2008).
Ao final, foi realizada uma sensibilização para que os gestores das escolas presentes manifestassem o interesse de aderir ou não à pesquisa.
Esta etapa é fundamental neste projeto piloto para a validação da eficácia desse conjunto de brincadeiras, no intuito de verificar se a intervenção funcionará no "mundo real", com todos os fatores complicadores naturais do dia a dia. Ao apresentar resultados positivos, poderá ser convertida em política pública, beneficiando todo o segmento da Educação Infantil.

 

 




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