DEVOLUTIVA DA AÇÃO DO CURSO GESTOR EDUCA PARA AS GERÊNCIAS DE EDUCAÇÃO

05/10/2020 17:05:00

O Curso Gestor Educa está em seus momentos finais, cabe ressaltar que ele foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ) em parceria com o Instituto Singularidades (IS), de São Paulo, e a Fundação João Goulart (FJG), através da Gerência de Formação Continuada da Equipe Gestora (GFCEG) da Escola de Formação Paulo Freire (EPF).

O cenário atual, com a pandemia da COVID 19, o isolamento social e o ensino EAD, aponta para a necessidade de investir e revisitar a formação continuada dos atores educativos. Sendo assim, a GFCEG entendeu como necessário trazer informações e esclarecimentos sobre o curso Gestor Educa, para as onze gerentes de GED (uma de cada Coordenadoria Regional de Educação - CRE), no intuito de que conhecessem a análise feita nas atividades diagnósticas e nos planejamentos estratégicos, apresentados pelos cursistas. Tal esclarecimento se deu por meio de reunião entre os multiplicadores*  ligados às CREs e as referidas gerentes de GED.

Esse encontro ocorreu no dia 10 de setembro, na modalidade virtual, e foi bastante produtivo em relação ao que se propôs. Foi apresentado às gerentes de GED todo o objetivo do curso e a forma como se desenvolveu desde a primeira aula, esclarecendo que, a cada encontro com os monitores do curso e a cada entrega de exercício feito pelos cursistas, os dados referentes à gestão escolar e suas dificuldades têm sido coletados e analisados para posterior proposta de novas formações, que dêem um maior suporte aos gestores em sua atuação, buscando minimizar entraves e melhorar o desempenho pedagógico das unidades escolares. Da mesma forma, concluiu-se como imperativa a necessidade de planejamento de ações futuras para a formação continuada dos Coordenadores Pedagógicos, de modo a contribuir no movimento de ação-reflexão-ação através da práxis pedagógica.

A GED exerce um papel importante na articulação das ações pedagógicas em cada unidade escolar da coordenadoria regional que representa, portanto, incluí-la nessa estratégia formativa ameniza os desafios da formação e atribui significância ao trabalho que realizaremos.

*São chamados multiplicadores os profissionais da educação, atuantes na EPF, CREs e SME, que acompanharam o curso e, portanto, possuem todos os dados coletados durante a formação dos gestores. Esses profissionais serão responsáveis por repassar posteriormente a formação a todos os gestores da rede, bem como, a partir desta, indicar por território e contexto social os melhores caminhos para a solução de dificuldades assinaladas pelos gestores.