PESQUISA DE AVALIAÇÃO

 

SEMEANDO MUDANÇAS

 
 
Agradecemos a todos os servidores da Secretaria Municipal de Educação que sempre nos prestigiam acessando o Semeando Mudanças.
Fazemos esse periódico com muito carinho, proporcionando textos variados e atuais que colaborem para o seu crescimento profissional e pessoal, mantendo-os atualizados.

Nesta edição, falaremos um pouco sobre o Mundo VUCA (volatilidade, incerteza, complexidade, e ambiguidade), característica do mundo atual que mexe tanto com quem gosta de segurança e estabilidade.

No texto Liderança Extraordinária, veremos que para exercermos uma liderança de excelência, é necessário um aprimoramento profissional constante. Para isso, listamos quatro pilares fundamentais para uma liderança efetivamente extraordinária, competência que pode ser adquirida, aprendida, desenvolvida e lapidada.

José Roberto Marques nos brinda com um conceito muito atual: Mindset, que significa o conjunto de atitudes mentais que influencia diretamente nossos comportamentos e pensamentos.

A Poesia de Cordel de Bráulio Bessa "Que você nesse Natal..." e o vídeo, traduzem o sentimento de solidariedade necessário para agirmos em busca de um futuro melhor, percebendo a importância de se doar, pois quando se ajuda alguém, o ajudado é você.
Desejamos Boas Festas e um Ano Novo repleto de realizações!
 

Até breve!
 
 
 
 
 
 
 
 
    

Equipe da E/EPF/GDTA

(21) 2976-2131 ou (21) 2976-2079
gdtasme@rioeduca.net
Rua Afonso Cavalcanti, nº 455  -  sala 155 - bloco I - CASS
Cidade Nova - Rio de Janeiro - RJ

 

 

Liderança Extraordinária

 

 

 

 

 

Mundo Vuca

 

 

 

 

 

O que é Mindset

 

 

 

Cordel

 

 

 

Vídeo

 

 
 
 
 
 Topo  
 
 

LIDERANÇA EXTRAORDINÁRIA
 

 
 

Ser um líder extraordinário exige constante aprimoramento profissional. Liderar é uma competência que pode ser adquirida, aprendida, desenvolvida e lapidada!

 


Seguindo essa visão baseada na neurociência, um novo conceito de liderança está sendo construído no mercado: o Líder Extraordinário! Esse líder se desenvolve pela sua capacidade de aprender, desaprender e reaprender. Através de alguns pilares essenciais, consegue gerar resultados superiores, através da promoção do desenvolvimento dos seus times e do negócio como um todo.


 

A seguir, listamos os quatro pilares fundamentais para uma liderança efetivamente extraordinária:


 

INSPIRAR: o ritmo das constantes mudanças provocadas pelo mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo) pode gerar um grande baque nos membros de uma organização. Por isso, é necessário que um líder saiba inspirar o seu time!


 

DESENVOLVER: o líder extraordinário entende a importância da aprendizagem e do aprimoramento constantes. Por isso, desenvolve a sua equipe, e sabe que isso é fundamental para implementar as estratégias do negócio.


 

ARTICULAR: para que uma empresa seja ágil em seus processos de tomada de decisão, é necessário promover o alinhamento entre times, pares e líderes. O líder extraordinário sabe articular e promover uma organização competitiva.


 

EXECUTAR: criar boas estratégias para a empresa é muito importante. Porém, mais do que isso, o líder extraordinário entende que é preciso saber executar!


 

O líder engajado nesses quatro pilares inspira, dá direcionamento às equipes e desenvolve a capacidade de transitar com agilidade pela rede organizacional para obter resultados superiores.


 

Diversos estudos e casos práticos já confirmam a relevância do líder extraordinário para um melhor desempenho das organizações. Por isso, é necessário compreender o cenário de mundo VUCA em que vivemos e preparar seus líderes para os novos desafios que esse ambiente complexo proporciona. Redefinir o papel do líder nas organizações é fundamental para acompanhar essa era de mudanças. Ou melhor, a mudança de uma era.

 

 

Fonte: http://nexialistas.com/aprenda-a-ser-um-lider-extraordinario/
 

 

 

Topo

  

 

 

 

VUCA é um acrônimo para descrever quatro características marcantes do momento em que estamos vivendo: Volatilidade. Incerteza, Complexidade e Ambiguidade.

 


O principal impacto para as empresas é a dificuldade de ter previsibilidade nos planejamentos. A diferença agora é que mais prudente que projetar cenários de longo prazo é ter agilidade na capacidade de resposta às demandas do ambiente.

 

 

ENTENDENDO O MUNDO VUCA

 


Certamente você já percebeu de forma tácita os efeitos desse chamado Mundo VUCA. Basta acompanhar os principais acontecimentos do mundo pelos meios de comunicação e pelas redes sociais para ter a sensação de que "algo está fora da ordem", "fora de controle". Para quem gosta de segurança e estabilidade é um desafio a mais lidar com as características abaixo:

 


Volatilidade: o volume das mudanças e a agilidade com a qual elas têm ocorrido tornam muito difícil prever cenários como era feito tempos atrás. Estar pronto para lidar com o inesperado é mais importante que investir tempo em planejamentos muito detalhados. Ter clareza do propósito e dos resultados esperados como direcionadores é uma forma mais eficaz de lidar com as mudanças atualmente, pois não existe mais um caminho estruturado para alcançar os objetivos.

 

 


 


Incerteza: apesar de grande disponibilidade de informações atualmente, elas não necessariamente são úteis para compreender o futuro. Mudanças disruptivas pressupõem novos paradigmas. As soluções de hoje em geral não serão aplicáveis aos problemas do futuro. Mesmo que consigamos compreender as relações de causa e efeito de uma mudança, suas consequências são imprevisíveis.

 


 

Complexidade: a conectividade e a interdependência são fatores que ampliam a complexidade. Os modelos tradicionais de gestão de riscos e tomada de decisão não são suficientes para lidar com o número de variáveis desse contextos interconectados. Não é possível prever os resultados de ações isoladas, pois elas fazem parte de um sistema complexo.

 


 

 

Ambiguidade: existem muitas formas de interpretar e analisar os contextos complexos. A ambiguidade é essa falta de clareza e concretude. Os impactos de uma transformação disruptiva não podem ser analisados com base no histórico e em experiências anteriores, pois é um novo cenário. Isso dá margem a múltiplas interpretações igualmente pertinentes.

 


 

QUE COMPETÊNCIAS SÃO NECESSÁRIAS PARA PROSPERAR NO MUNDO VUCA?

 


Para se destacarem num ambiente de negócios volátil, incerto e ambíguo indivíduos equipes e organizações precisam aprimorar algumas habilidades. Não são competências novas, mas certamente serão cada vez mais importantes para lidar com os desafios do novo mundo.
 


RESILIÊNCIA PARA LIDAR COM A VOLATILIDADE

 


Se as mudanças são inevitáveis é preciso resiliência para lidar com elas. A capacidade de manter-se íntegro após uma brusca transformação e ainda ter fôlego para se adaptar ao novo cenário (e lidar com uma nova mudança a seguir) não é uma habilidade natural para todos. No entanto, ser resiliente não é uma opção num mundo volátil. Para desenvolver a resiliência é preciso reforçar a autoestima e manter uma perspectiva positiva diante dos acontecimentos.

 

 

FLEXIBILIDADE PARA LIDAR COM A INCERTEZA

 


Assim como o Sociólogo Zygmunt Bauman afirmou que na pós – modernidade "as relações escorrem pelos vãos dos dedos", podemos dizer o mesmo sobre nossas certezas. O futuro é líquido. A flexibilidade é uma competência essencial para a adaptação constante a cenários imprevisíveis. O primeiro passo para ser mais flexível é buscar a aceitação e compreender que existem muitas formas de resolver o mesmo problema.

 

 

MULTIDISCIPLINARIEDADE PARA LIDAR COM A COMPLEXIDADE

 

Em contextos complexos, quanto mais ampla a visão, maior a probabilidade de encontrar soluções eficazes. Neste sentido, é fundamental nos desafiarmos a estudar diferentes assuntos, de áreas distintas. Equipes multidisciplinares são mais propensas a obter sucesso no mundo VUCA. O desafio é aprender a lidar com as diferenças.

 

 

CORAGEM PARA LIDAR COM A AMBIGUIDADE

 


Se não há respostas e explicações precisas e específicas, é preciso escolher uma linha de raciocínio e arcar com as consequências. Tomar decisões num contexto ambíguo é um ato de coragem e, por que não, de fé. O aprendizado vem da ação e, por isso, é importante estar aberto a cometer erros.

 

 

COMO AS ORGANIZAÇÔES PODEM SE PREPARAR PARA O CONTEXTO VUCA?

 


No âmbito organizacional, o caminho é criar um ambiente favorável ao compartilhamento e a criação de novos conhecimentos, bem como ao aprendizado coletivo. Ter um propósito e um direcionamento claro sobre os resultados esperados é essencial para integrar e motivar a equipe. Além disso, é essencial o desenvolvimento contínuo dos profissionais e a criação de processos integrados, que possibilitem ao máximo a formação de uma cultura organizacional dinâmica, colaborativa e voltada a resultados. Consciência compartilhada e execução empoderada são princípios da gestão do conhecimento, que também surgiu na década de 90 e que, desde então, tem sido aplicada por organizações no mundo todo gerando resultados com base em ativos inatingíveis.


 

Fonte: http://redeindigo.com.br/mundo-vuca-preparar/

  

 

 

 

Topo
  

 

 

 

Muito se ouve falar sobre mindset, mas você sabe o que esse termo realmente significa? É possível descrevê-lo como a mentalidade que cada um de nós tem em relação à vida. Em termos práticos, o conceito significa o conjunto de atitudes mentais que influencia diretamente nos nossos comportamentos e pensamentos.

 


Essa formulação pode ser a chave para alcançarmos sucesso ou não. Isso ocorre, pois o modo como você reflete sobre as situações determina como você irá agir e seus atos desenrolam em consequências positivas, neutras ou negativas. Então é só pensar em coisas boas que elas vão acontecer magicamente? Calma, que a vida não é tão simples assim. Continue lendo o texto para entender mais sobre o assunto!

 

 

 

O conceito segundo Carol S. Dweck

 


A ideia de obtermos sucesso por meio do nosso mindset vem de uma filosofia desenvolvida pela psicóloga Carol S. Dweck, que atualmente é reconhecida internacionalmente pelos seus esforços nesta área do conhecimento. A estudiosa e professora de psicologia da Universidade de Stanford nos Estados Unidos, explica que nosso mindset mostra o nosso modo otimista ou pessimista de enxergar diversas situações da vida e de como se portar diante delas. Após pesquisar durante muitas décadas, a especialista que é referência no assunto, chegou à conclusão de que existem dois tipos de mentalidades distintas: a fixa e a progressiva. Entenda mais sobre cada uma delas abaixo.

 


A atividade mental fixa é aquela que faz com que os indivíduos acreditem que se não nascem com determinadas capacidades e dons, naturalmente, também não podem desenvolvê-los ao longo do tempo. Geralmente, eles entendem que a inteligência deles está sendo colocada em julgamento a todo momento e se sentem inseguros em relação a isso. Essa tendência de não engajar impede que essa pessoa adquira novos conhecimentos que considera estarem em um nível de dificuldade maior do que ela pensa que é capaz.

 


Tanto no âmbito profissional como no pessoal, quem tem a mentalidade mais fixa demonstra mais pensamentos negativos e tem a inclinação de ficar estagnado e desmotivado diante de situações complicadas que fogem do comum. No trabalho é fácil identificar esse perfil! Basta analisar quem é o colaborador que nunca quer fazer atividades diferentes do que está acostumado, que não quer aprender novos conceitos, que sempre pede a opinião dos outros e que foge de grandes responsabilidades por ter medo de não conseguir lidar com elas corretamente.

 


O segundo tipo de mentalidade é chamada de progressiva ou de crescimento. Ao contrário da mentalidade fixa, as pessoas com esse tipo de pensamento acreditam que seus talentos e habilidades podem ser desenvolvidos, desde que elas sejam pacientes, focadas, esforçadas e dedicadas. Um indivíduo com esse mindset tem a aptidão para transformar a dificuldade em uma oportunidade de aprender e evoluir. Se ele errar, não tem problema, pois ele acredita que é possível assimilar novos conhecimentos com o que não deu certo. O importante é enxergar os pontos positivos do processo e entender como corrigir os pontos negativos.

 


Os profissionais com este perfil são aqueles que estão destinados ao sucesso, pois buscam vencer suas limitações e aprimorar seus conhecimentos diariamente. Também é simples encontrar esse tipo de funcionário no seu local de trabalho. É só verificar quem não tem medo de adquirir novas responsabilidades, está sempre estudando e se atualizando e que não desanima quando erra. Esse colaborador simplesmente irá rever o processo e se esforçar para entender o que deve fazer para reverter a situação. Geralmente esse tipo de colaborador tem um crescimento bom na empresa ou já são líderes. Afinal, uma equipe precisa de uma pessoa motivada para guiá-la para os melhores resultados!

 


Um indivíduo com mentalidade negativa pode ser identificado no momento do processo de seleção com a aplicação de um simples teste escrito ou em um debate. Dê uma situação mais difícil do que aquelas que ele contou na entrevista e veja como ele reage a esta. Se a solução funcionar como uma escapatória, já é possível ficar atento a um possível mindset fixo. Mas se a pessoa foi criativa e se esforçou para encontrar a melhor forma de resolver, mesmo que não tenha sido a resposta perfeita, é possível que ela tenha uma mentalidade progressiva.

 


Se você ficou interessado neste tema, aproveite para aprofundar seus estudos.

Para a psicóloga o mindset não é apenas um traço da personalidade e sim uma atitude mental de como lidamos com a vida. Ela explica como o sucesso pode ser uma consequência dos nossos comportamentos em relação a diversas situações sejam elas profissionais ou pessoais.
  

 

 

Como o mindset progressivo influencia nos resultados

 


Para conquistarmos nossos sonhos e objetivos, seja qual for a fase da vida, é preciso ter sempre foco no positivo, dedicação e autoestima elevada. Além disso, é essencial trabalharmos nossa resiliência, pois essa característica nos ajuda a superar as dificuldades e ainda traz o poder de ressignificar. Só assim, conseguiremos aprender com nossos erros e seguir em frente mais fortes e preparados.

 


Essa vontade de aprender, crescer e expandir as próprias possibilidades nada mais é do que o lema do mindset progressivo. Ninguém é uma ilha que não pode mudar e alterar o curso da sua própria história. Todos nós somos capazes de fazer diferente. Basta acreditar!

 


Quer ver um exemplo que envolve muitas pessoas do mundo? Quando nascemos não sabemos andar ou falar. Entretanto, estimulados por nossos responsáveis e comunidade que convivemos, poucos meses depois, muitos de nós estão andando e falando. Mais tarde, influenciados por novos conhecimentos e aprendizados nos tornamos grandes profissionais e, por meio de nossa expertise, somos capazes de alcançar resultados extraordinários.

 

 

Como o coaching ajuda a formar sua mentalidade

 


O sucesso não aparece com o estalar dos dedos. Para obtê-lo em qualquer área da vida, é preciso alimentar atitudes mentais progressivas, que nos estimulem a crescer, identificar e utilizar os nossos pontos fortes, como também os comportamentos que precisam ser melhorados e as crenças sabotadoras que precisam ser eliminadas.

 


O coaching pode ser um poderoso aliado nesse processo. A formação "Psicologia positiva" é uma junção de um dos estudos mais modernos da área psicológica somada à metodologia de desenvolvimento de pessoas. Essa formação tem o objetivo de usar as emoções positivas, o engajamento, a fluidez, os relacionamentos construtivos, os propósitos e as realizações como impulsos para o desenvolvimento profissional e pessoal de um indivíduo.

 

 

Exerça o seu melhor

 


Agora é a sua vez! Permita-se desenvolver todo o seu potencial infinito, conheça o seu melhor e ouse conquistar grandes resultados em sua vida pessoal e profissional. O poder mental para isso é seu. Escolha ter um mindset progressivo e veja as mudanças positivas que ele pode ocasionar no seu dia a dia!

 


José Roberto Marques


Fonte: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/o-que-e-mindset/

 

 

Topo 

 

 

 

 


Que você nesse NATAL,


entenda o real sentido da data que veio ao mundo um homem bom, destemido e que o dono da festa não possa ser esquecido.


Olhe! Repare vindo lá do Polo Norte num trenó cheio de luz, Papai Noel é lembrado muito mais do que Jesus.


Oh! Balança incoerente, onde um saco de presente pesa mais do que uma cruz.


Eu sei! Eu sei que dar presente é bom, mas bom mesmo é ser presente, ser amigo, ser parceiro, ser o abraço mais quente e permitir que nossos olhos não enxerguem só a gente.


Que você nesse momento faça uma reflexão, independente de crença, de fé, de religião.


Pratique o bem sem parar, pois não adianta orar se não existir ação.
Alimente um faminto que vive no meio da rua, agasalhe um indigente coberto só pela lua. Sua parte é ajudar! E o mundo pode mudar cada um fazendo a sua.


Abrace um desconhecido, perdoe quem lhe feriu, se esforce pra reerguer um amigo que caiu e tente dar esperança para alguém que desistiu.


Convença! Convença quem está triste que vale a pena sorrir, aconselhe quem parou que ainda dá pra seguir e pra aquele que errou dá tempo de corrigir.


Faça o bem meu povo! Faça o bem por qualquer um, sem perguntar o porquê.


Parece fora de moda, soa meio que clichê, mas quando se ajuda alguém o ajudado é você.


Que você possa ser bom começando de janeiro e que esse sentimento seja firme e verdadeiro.


Que a gente viva o Natal todo ano, o ano inteiro.

 

 

Bráulio Bessa

 

  

 

 Topo

 

  

 

 

PESQUISA DE AVALIAÇÃO