Fundação Parques e Jardins - FPJ
Plante Rio ocupa Arcos da Lapa com plantio de agrofloresta em parceria com a FPJ

14/10/2016 15:36:00


Plante Rio ocupa Arcos da Lapa com plantio de agrofloresta em parceria com a FPJ

 

Por: Marcus Vinícius - 14/10/2016

 

 

A abertura do evento Plante Rio, na manhã desta sexta-feira (14/10), trouxe pessoas de todo o Brasil para o Rio de Janeiro. A mobilização deste grande mutirão agroflorestal possibilitou o plantio de um jardim agroflorestal no olho d'água da antiga Lagoa do Boqueirão, localizado na Praça dos Arcos da Lapa (Praça Cardeal Câmara). Em parceria com a Fundição Progresso e o Mutirão Agroflorestal, a Fundação Parques e Jardins contribuiu com a formalização da adoção da Praça dos Arcos da Lapa, além de disponibilizar e mudas para a nova "horta urbana" no cartão postal do tradicional bairro da boêmia carioca. 

 

 

Durante o plantio, o presidente da Fundação Parques e Jardins, Everton Gomes, assinou o termo de Adoção de Área Verde com  o presidente da Fundição Progresso, Perfeito Fortuna, formalizando o processo de adoção da praça pela Fundição:

"Mais de 100 pessoas aderiram a esse movimento. É uma parceria de vida, para fazer nascer vida. Mais de 100 pessoas estão participando do plantio, aqui é assim, cada um ajuda com o que pode, vem e aprende plantando", completou Perfeito Fortuna.

 

 

Everton Gomes ainda ressaltou que o plantio de uma agrofloresta na Lapa está de acordo com a lógica de inovação da administração da cidade, sendo uma iniciativa que a Fundação Parques e Jardins deve apoiar sempre:

"Plantar agrofloresta nos Arcos da Lapa é uma experiência encantadora pela qual a prefeitura deve zelar e contribuir para que seja difundida, dado o caráter de generosidade urbana envolvido nessa iniciativa que constrói pontes entre as pessoas e os espaços da cidade através do plantio, do uso da terra e da conexão com a natureza. Como diria o professor Darcy Ribeiro, podemos chamar este fazimento de uma utopia possível". Disse Everton Gomes.

 

 

No jardim agroflorestal da Lapa está sendo feita a recuperação do solo com cobertura de matéria orgânica oriunda de podas e no local já foram plantadas mudas de bananeira, frutíferas de pequeno e médio porte e plantas alimentícias não convencionais como a ora-pro-nobis, planta rica em proteína.

 

 

Com inspiração no movimento de agroecologia idealizado pelo suíço Ernst Gostsh, o movimento Mutirão Agroflorestal reúne pessoas em encontros para "aprender fazendo" em mutirões e cursos para realização e promoção de agroflorestas no Brasil. O Plante Rio é um evento da Fundição Progresso, Mutirão Agroflorestal  em parceria com Fundação Parques e Jardins, COMLURB, SECONSERVA, AS-PTA, Centro Tiê de Agroecologia, Carpe Projetos Socioambientais, Organicidade, Aldeia Maracanã, Cariru Agricultura Urbana e apoiada pelo Centro Internacional de Pesquisa Agroflorestal e pela Fazenda da Toca Orgânicos. O evento Plante Rio acontece nos dias 14 e 15 de outubro na Fundição Progresso com programação que inclui oficinas, música, mostra de filmes, gastronomia, confira a programação completa no site: http://bit.ly/2edUOEo


Imagens relacionadas: