Fundação Parques e Jardins - FPJ
Com moradores, Fundação faz mais uma série de plantios na Ilha do Governador

09/12/2016 11:56:00


Para comemorar e relembrar o Dezembro Verde, realizado em 2015 na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio de Janeiro, a Fundação Parques e Jardins começou nesta quarta-feira (7) uma série de plantios de árvores nos bairros da região. O presidente da FPJ, Everton Gomes e moradores da Ilha plantaram ipês-roxos e escumilhas, em um total de 15 árvores na praça Almirante Souza Melo, na Praia do Zumbi. Até o final de dezembro, a FPJ plantará cem árvores de um total de 500 plantios nos últimos seis meses.

 

 

Do movimento de dezembro do ano passado, os moradores criaram o grupo Insulanos Verdes com a finalidade de buscar melhorias para a região com o estímulo de plantios e cuidados com áreas verdes. 

 

 

Uma das moradoras que integra o movimento e participou do plantio nesta quarta-feira foi Marcela Ferreira, moradora na Ilha há 32 anos. Como boa Insulana Verde, ela percorre as ruas dos bairros da Ilha, identifica lugares que precisam de plantio.

 

 

"Sempre questionei a retirada de árvores e pedi o replantio. Saio pelo bairro vendo onde as árvores são retiradas. Eu estou satisfeita com o que fazemos e conseguimos, mas os moradores têm que se mobilizar para cuidar mais das árvores e do bairro", disse a moradora.

 

 

Além de Marcela, fazem parte do grupo Roberto Macchilette e Ana Rita Queirós Ramos, que também plantaram árvores na praça da Praia do Zumbi.

 

 

"Eu cuido, estou sempre atenta e inclusive sou madrinha de 18 árvores plantadas na Estrada do Galeão", afirmou Ana Rita.

 

 

Everton destacou o trabalho da FPJ em atender as demandas dos moradores sobre plantios e esclareceu sobre pedidos de atribuição de outros órgãos da Prefeitura do Rio.

 

 

"A Fundação tem quase cem anos e já teve serviços, como a poda, por exemplo, que hoje é feita pela Comlurb. Nós recebemos a demanda, mas orientamos para qual órgão deve ser encaminhado", afirmou o presidente, que destacou a importância da mobilização dos moradores.

 

 

"É importante a consciência dos moradores sobre a necessidade que temos em cuidar das áreas verdes", disse Everton. 


Imagens relacionadas: