Fundação Parques e Jardins - FPJ
Fundação Parques e Jardins dá início ao plantio de 600 mudas em projeto de arborização na Barra

19/10/2017 18:26:00


 
 
Ação abrangerá um trecho de pouco mais de 7 km de extensão e visa garantir mais qualidade de vida e bem-estar para moradores da Zona Oeste
 
 
Com iniciativas que visam, sobretudo, a melhoria da qualidade de vida dos cariocas, a Fundação Parques e Jardins (FPJ), órgão vinculado à estrutura da Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma), tem investido em uma série de plantios em diversas áreas e regiões da cidade do Rio de Janeiro. Nesse sentido, foi dada a largada para um projeto muito especial de arborização urbana na Zona Oeste: o plantio das 600 mudas que farão parte da recomposição arbórea da Barra da Tijuca, em um trecho de pouco mais de 7 km de extensão, começando bem próximo à estação Jardim Oceânico da Linha 4 do Metrô, na Avenida Armando Lombardi. 
 
 
Para o lançamento do projeto, oito mudas de Oitis foram plantadas no canteiro lateral bem em frente à churrascaria Mocellin Steak. Todo o trabalho deve ser concluído no prazo de 45 dias, com técnicos trabalhando diariamente, das 22h às 5h, a fim de evitar problemas no trânsito nos horários de rush, por exemplo. A ação - idealizada pela Diretoria de Arborização da Fundação - faz parte das comemorações pelo Dia da Árvore, celebrado nesta quinta-feira, 21/9. 
 
 
 - Inúmeros benefícios são gerados às cidades por meio da arborização urbana, sejam eles de cunho ambiental, social, e até mesmo econômico. Sem contar, claro, com a melhoria nas condições climáticas do local e o aumento da qualidade de vida dos moradores. Nosso maior objetivo é, sem dúvidas, reverter a rejeição da população e fazer com que as mudas que plantamos sobrevivam ao vandalismo que ocorre nas ruas, reintegrando o homem e a natureza, criando uma verdadeira relação de identidade com o meio ambiente - ressalta Paulo Linhares, diretor de Arborização da Fundação Parques e Jardins.
 
 
O projeto abrangerá o trecho do Barra Point, na Avenida Armando Lombardi, seguindo pela Avenida das Américas até o BarraShopping, e, de lá, segue pela Avenida Ayrton Senna finalizando próximo ao Via Parque Shopping - em um percurso de pouco mais de 7 km de extensão. Serão utilizadas mais de 20 espécies de árvores nativas da mata atlântica, entre elas: Aldrago, Angelim, Angico Vermelho, Arariba, Canafístula, Escumilha, Flamboyant, Gonçalo Alves, Ipê Roxo, Oiti, Paineira Rosa, Palmeira Baba de Boi, Pau Brasil, Pau Ferro, Pitomba, Sapuva, Sibipiruna, e Tamarindo. Todas de médio a grande porte, com floração durante todo o ano. 
 
 
 
Ações paralelas
 
 
Paralelamente, outros plantios estão acontecendo, promovidos pelo projeto "O Rio planta, eu cuido", da FPJ. Em Realengo, além das 110 árvores já plantadas, outras 150 estão sendo providenciadas na segunda etapa do projeto de arborização do bairro, que deve chegar a 500 mudas no total. Já na Freguesia, duas mudas de Pau-Brasil foram plantadas próximas à Escola Municipal 25 de Abril, com a participação dos alunos da unidade. No mesmo bairro, na Estrada dos Três Rios, foram plantadas também duas espécies de Pau-Brasil e duas de Escumilha. 
 
 
Na Rua Paissandu, no Flamengo, além da palmeira imperial replantada em substituição a que foi derrubada pelas chuvas que atingiram a cidade, outras duas da mesma espécie serão replantadas na segunda-feira, 25, juntamente com duas unidades de ensino. Na Avenida Meriti, em Irajá, 91 árvores estão sendo replantadas. E, na terça-feira, 26, às 11h, será dado início ao projeto de arborização do Complexo Esportivo Nilton Santos, em parceria com o Botafogo de Futebol e Regatas, que consiste no plantio de 150 mudas, incluindo Pau-Brasil, espécie histórica ameaçada de extinção, e Jequitibá-Açu, a árvore-símbolo do Rio de Janeiro.
 
 
O Rio planta, eu cuido - O projeto completou, recentemente, dois anos com a marca de seis mil árvores plantadas em 60 bairros ou áreas verdes cariocas. Desenvolvido pela Fundação Parques e Jardins na busca por ampliar a arborização em áreas urbanas na cidade do Rio de Janeiro, a ideia é promover a conscientização ambiental da população - no intuito de transformar moradores em agentes multiplicadores da importância da preservação do meio ambiente.