Fundação Parques e Jardins - FPJ
FPJ e Instituto Eventos Ambientais formalizam adoção do Parque Recanto do Trovador

10/01/2018 15:19:00


Fundação Parques e Jardins e Instituto Eventos Ambientais oficializaram adoção no parque na última quinta-feira, dia 4
 
O Parque Recanto do Trovador está completando 130 anos e não poderia ganhar presente melhor. A área verde de Visa Isabel, na Zona Norte, foi adotada pelo Instituto Eventos Ambientais (IEVA) e um grande projeto pretende resgatar a memória histórica e cultural do espaço que, pelas mãos do Barão de Drummond, foi sede do Jardim Zoológico do Rio, de 1888 a 1940, quando foi transferido para a Quinta da Boa Vista. O termo de adoção – o primeiro de 2018 – foi assinado na última quinta-feira, dia 4, na sede da Fundação Parques e Jardins (FPJ), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente, da Prefeitura do Rio. 
 
Com a proposta de valorizar a imagem cultural, ambiental e, sobretudo, histórica do parque, o IEVA pretende ainda buscar a participação de adotantes parceiros para restauração dos inúmeros bens tombados do Recanto do Trovador, como a Bacia do Elefante e a Lanterna Japonesa, por exemplo, em um modelo de adoção compartilhada que servirá, inclusive, de projeto piloto para experimentação de um novo conceito a ser implementado pela Fundação Parques e Jardins.
 
- O Recanto do Trovador é um espaço muito querido pelos moradores de Vila Isabel. Um ambiente rico em história e cultura que merece uma iniciativa, como esta, que valorize e, sobretudo, preserve sua identidade. Estamos falando de um processo que é mais do que uma adoção, é um resgate da história de um local tão representativo para nossa cidade - ressalta Jorge Felippe Neto, secretário municipal de Conservação e Meio Ambiente. 
 
E já neste fim de semana (13 e 14/01), o Recanto do Trovador vai ser palco de um grande evento promovido pelo IEVA, em comemoração aos 130 anos de sua fundação. Serão dois dias de festa com diversas atrações, entre shows, exibição de documentários, e atividades culturais, das 9h às 17h. Terá apresentação da banda da Guarda Municipal e a participação de integrantes da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel. Uma ação social também será realizada com a prestação de serviços, como isenção de emissão para segunda via de identidade, certidões de nascimento e casamento, além da vacinação de cães e gatos. 
 
O Recanto do Trovador também vai receber 18 mudas de árvores que serão plantadas pela Fundação Parques e Jardins, incluindo espécies de ipê roxo, pau-ferro, pau brasil, farinha seca, oiti e tamarindo. 
 
Com adoção do Parque Recanto do Trovador, a Fundação Parques e Jardins contabiliza 183 processos de adoção vigentes que, juntos, somam quase 1,5 milhão de metros quadrados de áreas adotadas na cidade do Rio gerando, em valores, uma economia de R$ 15 milhões anuais de recursos que seriam destinados à manutenção de praças, parques, largos, canteiros, monumentos e árvores da cidade. Para 2018, o órgão vai investir em um processo ainda mais ágil de adoção e na captação de futuros adotantes.