Fundação Parques e Jardins - FPJ
Ipanema comemora aniversário com grande evento na Praça General Osório

26/04/2019 13:39:00


Ação foi marcada pelo replantio de árvores que caíram com as últimas chuvas

 

Fernanda Domingues

 

Em comemoração aos 125 anos de Ipanema, a Fundação Parques e Jardins (FPJ), através da Prefeitura do Rio, promoveu uma confraternização na manhã desta sexta-feira (26), na Praça General Osório. Em homenagem ao bairro carioca, foram plantadas 22 árvores no entorno do local. A ação contou com a presença da primeira dama do município, Sylvia Jane Hodge Crivella, além de apresentação da Banda da Guarda Municipal.

- O objetivo desse evento é celebrar a importância da manutenção da cobertura verde do bairro, e nada mais importante do que plantar árvores que marcarão para sempre esse momento. É uma honra estar participando – disse a primeira dama Sylvia Crivella.

 

O presidente da Fundação Parques e Jardins, Roberto Rodrigues, ressaltou os benefícios em investir em ações de plantio.

 

- Ao investir em ações de plantio consideramos, principalmente, os inúmeros benefícios que as árvores são capazes de proporcionar, sejam ambientais, sociais e até mesmo econômicos. A arborização pública é, sem dúvida, um dos pontos-chave para garantir um ambiente mais agradável para as pessoas, que ganham áreas sombreadas, conforto e beleza natural.

 

A Superintendência da Zona Sul atuou como órgão integrador entre os moradores do bairro e os órgãos da Prefeitura para identificar os pontos que necessitavam de replantio.

 

- É fundamental o trabalho integrado da população com a Prefeitura com o objetivo de revitalizar o espaço público, sempre focando na preservação do meio ambiente - afirmou o superintendente da Zona Sul, Marcelo Maywald.

 

Alunos das escolas Sarah Dawsey, Marilia de Dirceu, José de Linhares e Colégio São Paulo, participaram do evento plantando mudas no entorno da praça. Foram plantadas diversas espécies; Aldrago, Abricó da Praia, Coqueiro, Ingá, Oiti, Pau Brasil e Chuva de Ouro.

 

- Quando a gente planta uma árvore ou cuida dela, estamos cuidando do meio ambiente e de nós mesmos. Foi uma experiência incrível - resumiu o estudante, Bernardo Oliveira, de 10 anos, aluno do Colégio São Paulo, após plantar uma muda de pau brasil.

 

Houve também a distribuição gratuita de mudas de plantas e peças de divulgação sobre conscientização ambiental, entregues pela FPJ.

 

Outras ações

Grandes ações de plantio foram realizadas pela FPJ este ano. De janeiro a abril foram plantadas cerca de 2 mil árvores em diversos pontos da cidade. Só em janeiro foram 583 mudas, 502 em fevereiro, 492 em março e em abril mais de 350 mudas até agora. Todas têm garantia de manutenção e reposição durante um ano.