Fundação Parques e Jardins - FPJ
Prefeitura e Empresários firmam Parceria para manutenção de espaços públicos

Banco Santander, Mongeral Aegon Seguros e Previdência e Boteco Boa Praça são os novos parceiros do Projeto Adote.Rio


03/06/2019 17:35:00


A Prefeitura do Rio, por meio da Fundação Parques e Jardins (FPJ), oficializou na manhã desta segunda-feira (3) a entrega de três espaços verdes a novos parceiros do programa Adote.Rio. 


Com as novas adoções, o Banco Santander passa a ser responsável por parte dos canteiros ajardinados na rua Ataulfo de Paiva, Leblon. A Mongeral Aegon Seguros e Previdência passará a cuidar da Travessa das Belas Artes, no Centro do Rio. Já a Praça Cazuza, também no Leblon, ganhará vida nova com a chegada do Boteco Boa Praça, seu adotante. Os sócios da casa resolveram adotar a Praça (o espaço se instalou no imóvel em frente à estátua em homenagem a Cazuza), com um novo projeto paisagístico e de iluminação. A área ganhará varais de luz e serão plantados oito pés de Canafístula, árvore de flores amarelas.

 

"Essa apropriação gera um sentimento de pertencimento à cidade, fazendo com que a população utilize mais os espaços públicos. A iniciativa também gera benefícios imediatos para todos os envolvidos: o adotante tem sua marca associada a projetos de marketing urbanístico, ecológico, cultural e de responsabilidade social; as comunidades locais são valorizadas por estarem próximas a áreas bem cuidadas; e o setor público passa a dispor de mais recursos para investimento em áreas mais carentes da cidade" explica Roberto Rodrigues, presidente da Fundação Parques e Jardins.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Programa

 

O Adote.Rio foi lançado pela Fundação Parques e Jardins em dezembro de 2018 com o objetivo de estabelecer parcerias com empresas, associações de moradores e demais seguimentos da sociedade para que praças públicas, jardins e áreas verdes sejam preservadas. O programa estimula a apropriação dos espaços públicos pelos cidadãos e promove melhor uso destes espaços da cidade.

Desta forma, os adotantes tornam-se verdadeiros parceiros da cidade. A partir da assinatura de um termo de parceria, são definidas as tarefas que cada adotante deve cumprir na área adotada e a Fundação Parques e Jardins faz o acompanhamento das ações.

De janeiro até abril deste ano 858 adoções já foram efetivas por meio do portal. Hoje, a cidade do Rio soma 1,5 milhão de metros quadrados de áreas adotadas, equivalente a três Quintas da Boa Vista e, dentre outras áreas potencialmente adotáveis, contabiliza 2.200 praças urbanizadas, 36 parques urbanos, 1.300 monumentos e chafarizes e 450 quilômetros de ciclovia.

Como funciona - Estão listadas no site do Adote.Rio (www.adote.rio) 71 áreas do Centro e entornos, como Cidade Nova, Santa Teresa, Santo Cristo e São Cristóvão, que estejam potencialmente disponíveis para adoção. O que não inviabiliza que espaços de outras regiões, como zona sul e zona note, por exemplo, também sejam adotados. A ideia é que essa lista seja alimentada continuamente, com a inserção de novas áreas da cidade disponíveis a cada atualização.

Basta o interessado identificar a área que deseja adotar e formalizar o pedido através do preenchimento do formulário online. A relação da documentação necessária, bem como outras informações importantes e todas as etapas do processo, também estarão disponíveis na página.