Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Guardas motociclistas realizam a escolta do transporte das vacinas contra a covid-19 na cidade

02/03/2021 17:08:00


A luta contra o novo coronavírus ganhou mais uma etapa com o início da vacinação da população mais vulnerável, que são os idosos. Neste processo, que consiste em fazer a vacina chegar a hospitais e postos de saúde, a Guarda Municipal empregou agentes do Grupamento de Guardas Motociclistas (GGM) para atuar na escolta do imunizante.

 

O transporte é feito da Coordenação de Armazenagem da Secretaria do Estado de Saúde do Rio de Janeiro, no bairro do Barreto, em Niterói, até o Centro de Distribuição do Município do Rio de Janeiro, na Taquara, Zona Oeste, um trajeto de pouco mais de 37 quilômetros. Além disso, os agentes auxiliam no transporte até as unidades de saúde espalhadas pelo município.

 

Durante o trajeto, ocorrem os fechamentos de diversas vias importantes que registram grande movimento de veículos, como a Ponte Rio-Niterói, Linha Amarela, Linha Vermelha e a Avenida Brasil. Todos os bloqueios são realizados pelas equipes de escolta do GGM.

 

- Este é um trabalho que exige muita rapidez, técnica e perícia dos guardas, pois precisam a todo momento orientar o trânsito, fechar e abrir ruas e cruzamentos e impedir a aproximação de outros veículos. Eles estão preparados para isso, pois receberam capacitação adequada para desempenhar esta missão. É uma honra para a instituição participar deste momento tão importante para a nossa cidade – afirmou o comandante da Guarda Municipal, Inspetor Geral José Ricardo Soares.

 

Para fazer este trabalho, os agentes passaram por curso de motopatrulhamento e receberam diversas instruções, entre elas técnicas de abordagem, noções de patrulhamento e pilotagem com obstáculos e dificuldades, direção defensiva e ofensiva. Além do transporte de vacinas, os guardas motociclistas também possuem experiência na escolta de autoridades, seleções e times de futebol e também em grandes eventos, como o Rock in Rio.