Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Cão da Guarda Municipal se aposenta e retorna para antigos donos

01/02/2017 12:46:00


Na corporação desde 2011, o pastor alemão Jack atuou em grandes eventos no Rio. Família nunca deixou de visitá-lo

 

Integrante do Grupamento de Cães de Guarda (GCG) da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, o pastor alemão Jack (Quran Bel Vilarin no registro de identificação), de sete anos, vai se aposentar e desfrutar o merecido descanso com sua família original. Ele retornará aos antigos donos que o doaram à corporação em 2011 por causa do temperamento forte.

 

No período em que esteve no Canil da Guarda, Jack participou de todos os grandes eventos que a cidade recebeu nos últimos anos, como a Jornada Mundial da Juventude em 2013, a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016. Além disso, Jack foi campeão na última edição da Gincana do Canil da GM-Rio, realizada em novembro do ano passado para comemorar o dia do adestrador.

 

Com pedigree e certificação de cão acompanhante e sociabilidade, Jack é considerado pelos guardas do GCG e pelo seu companheiro de patrulhamento, o GM Flávio Lopes, um excelente cão de serviço. Sempre disposto a defender seus "donos" e super obediente, Jack também era frequentemente escolhido para fazer demonstrações de ataque e defesa no Showdog, evento voltado para interação com o público.

 

"Jack veio para nós com adestramento básico. Ele tem temperamento bem forte e é um ótimo cão de guarda. Após o adestramento feito aqui no Canil, ele prestou um excelente serviço e sempre pudemos contar com ele. Agora que ele vai partir, o meu coração fica mais apertado. Vou sentir saudade. Trabalhamos juntos durante todo o período que esteve conosco", declarou o GM Lopes, que passou o último dia de serviço de Jack ao lado do companheiro e amigo.

 

A tristeza pela despedida é mesclada com a alegria em saber que o cão vai ser bem tratado pelos donos. Jack foi um presente de casamento e era muito querido pela família, mas o temperamento forte rendeu alguns problemas durante passeios no bairro de Copacabana, onde morava.

 

Ele costumava atacar quem se aproximava dos donos numa atitude de defesa. A iniciativa de doá-lo para a GM-Rio foi por sugestão de um adestrador, que disse que seria um excelente cão para o trabalho.

 

Durante todo o período que Jack trabalhou na GM-Rio, a família da jornalista e escritora Soraya Mussi jamais deixou de visitá-lo, participando também de eventos importantes. O retorno de Jack para o seu lar aconteceu nesta quarta-feira, dia 1º de fevereiro, na sede do Canil da Guarda, na Mangueira.

 

"Nós estamos muito alegres em receber o Jack de volta. Ontem, meu marido nem conseguiu trabalhar direito. É como se um filho estivesse retornando para casa após fazer um curso ou tendo passado um tempo fora. E a trajetória dele na Guarda nos encheu de orgulho também. Ele foi muito bem tratado lá e nós também sempre fomos recebidos muito bem quando íamos visitá-lo", disse Soraya.

 

Regras de aposentadoria – Jack é um cão muito forte e cheio de vigor, mas o cão deve se aposentar nesse ano pelas regras de aposentadoria do Canil da GM-Rio. Os cães que prestam serviços à GM-Rio se aposentam aos sete anos, mesmo que estejam em excelentes condições de saúde, para que tenham condições de desfrutar da aposentaria. O processo de adoção dá prioridade ao guarda que trabalhou com o animal. Quando o GM não tem condições de levar o cão para casa, geralmente por já ter outros animais, o processo é aberto para guardas do Canil ou de outras unidades da GM-Rio. Caso a doação não seja efetivada internamente, a oportunidade é aberta à população por meio de campanhas. Esse processo inclui uma seleção rigorosa, com análise das condições financeiras e de espaço do adotante, visitas ao Canil, além da GM-Rio à casa do candidato, para adaptação entre o animal e o novo dono.


Imagens relacionadas: