Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Guarda Municipal inicia comemorações pelo seu 24º aniversário

23/03/2017 13:31:00


Semana contará com torneios esportivos, culto de ação de graças, apresentação da Banda e cerimônia oficial



A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) iniciou na manhã desta quinta-feira, dia 23, as comemorações pelo 24º aniversário da instituição com a abertura da VI edição da Semana Olímpica, evento esportivo que envolve todas as unidades operacionais. Durante a semana, até o dia 30, data do aniversário, serão promovidas diversas atividades para homenagear funcionários.



A programação contará ainda com apresentação especial da Banda Sinfônica no teatro da Escola de Música da UFRJ, culto de ação de graças e cerimônia de aniversário, que terá a premiação e o encerramento da Semana Olímpica e a entrega de medalhas por tempo de serviço a GMs com 20 anos na instituição.

 

Nesta manhã, a abertura da Semana Olímpica contou com a presença da comandante da GM-Rio, inspetora geral Tatiana Mendes, diretores e gestores da instituição e atletas que compõem a Comissão Desportiva, organizadora do evento, além dos competidores.

 

- Estamos reunidos aqui com muita gratidão pelos 24 anos da nossa instituição. Agradeço especialmente aos guardas que ajudaram a construir a Guarda, oriundos da Comlurb. Não podemos olhar para o presente e para o futuro sem conhecer e valorizar o passado, àqueles que se dedicaram com muito amor para colaborar na construção da instituição que temos hoje, com comando próprio e cada vez mais presente no dia a dia da cidade –, destacou a comandante. Ela também lembrou que o comando vem lutando por melhorias da instituição e de cada guarda, não somente nas condições salariais, mas por mais qualidade de vida.

 

A abertura foi uma cerimônia simbólica com o acendimento da chama olímpica, para lembrar dos valores olímpicos, como o respeito, a excelência, a coragem e a determinação, que também são características imprescindíveis na carreira de guarda municipal.

 

Confira abaixo a programação da semana:

De 23 a 30 de março (VI Semana Olímpica) - Serão realizadas competições de futsal, voleibol, jiu-jitsu, handebol e cabo de guerra, sob a coordenação da Comissão Desportiva. As competições acontecem na sede da Guarda Municipal (Avenida Pedro II, 111, em São Cristóvão). A Semana Olímpica foi criada em 2010, sob influência da classificação do Rio de Janeiro como cidade sede das Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016, para estimular a prática esportiva entre os guardas.

Dia 23 (quinta-feira) - Abertura da Semana Olímpica, às 8h
Futsal (seletivas), a partir das 11h

Dia 24 (sexta-feira) - Voleibol, a partir das 8h

Dia 27 (segunda-feira) - Jiu-jitsu, a partir das 8h

Dia 28 (terça-feira)
- Finais do Futsal, a partir das 8h
- Culto de Ação de Graças, a partir das 10h, no Salão Nobre

Dia 29 (quarta-feira)
- Handebol, a partir das 8h
- Apresentação especial da Banda Sinfônica e Coral da GM-Rio, a partir das 19h, no Salão Leopoldo Miguez, na Escola de Música da UFRJ.

Dia 30 (quinta-feira)
- Cabo de Guerra, a partir das 8h
- Cerimônia do 24º Aniversário, a partir das 10h.
No roteiro da cerimônia está a premiação dos vencedores da VI Semana Olímpica, apresentações da banda e de grupo dança, com alunas do guarda municipal e bailarino Nildo Muniz, que ministra aulas de ballet gratuitas no Centro Esportivo Miécimo da Silva. Haverá ainda a entrega da Medalha de Mérito por Tempo de Serviço a 40 guardas municipais que completaram 20 anos de serviços prestados à instituição. A medalha é concedida a agentes que tenham a ficha disciplinar exemplar, sem registro de punições. A insígnia é uma forma de reconhecimento da instituição pelo trabalho prestado pelos guardas na cidade e foi feita em três versões: bronze (10 anos), prata (20 anos) e ouro (30 anos). Em 2013, quando a Guarda Municipal completou 20 anos, 285 guardas municipais receberam a condecoração.