Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Encontro da GM-Rio na Divisão de Homicídios marca interação com a Polícia Civil

11/04/2017 13:05:00


Em reunião realizada na manhã de segunda-feira, dia 10, na Divisão de Homicídios (DH) da Polícia Civil, na Barra da Tijuca, 40 inspetores e comandantes de todas as unidades operacionais da Guarda Municipal conheceram um pouco da dinâmica das investigações no Rio de Janeiro. O encontro marcou a interação entre as instituições, após a GM-Rio ganhar novas atribuições em janeiro deste ano, quando o prefeito Marcelo Crivella publicou decretos determinando ações voltadas para a segurança, implementadas pela Secretaria Municipal de Ordem Pública.

 

 

A integração entre as forças de segurança se tornou ainda maior quando a GM-Rio passou a atuar na mesma frequência de rádio de comunicação com a Polícia Militar na orla durante a Operação Verão, que terminou no dia 26 de março. O videomonitoramento das câmeras da prefeitura também foi uma iniciativa que colocou a Guarda mais focada nas operações de vigilância da cidade.

 

 

Há 30 anos na Polícia, o comissário Daniel Gomes mostrou a logística da DH na preservação do local do crime, as dificuldades em isolar a cena, a necessidade das provas, imagens e outros elementos para compor o inquérito policial. Após a apresentação, o inspetor regional Gilson Bento – assessor especial da Inspetoria Geral - mostrou as áreas de atuação da GM-Rio e as novas atribuições estabelecidas este ano.

 

 

Diretor da Divisão de Homicídios e responsável pelas unidades da capital, Niterói/São Gonçalo e Baixada Fluminense, o delegado Rivaldo Barbosa elogiou a decisão da Guarda em ter comando próprio, com uma inspetora de carreira à frente da instituição, e destacou a importância do trabalho preventivo nas ruas:

 

 

- O trabalho da Guarda é muito importante devido à capilaridade que tem na cidade. Precisamos trabalhar juntos, ombrear, cada um com sua atribuição e pensando sempre no cidadão – afirmou Barbosa. O delegado titular da DH, Fábio Cardoso, também elogiou o trabalho que é referência para outros municípios e disse que a mudança de foco para segurança chegou num bom momento.


Imagens relacionadas: