Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Cem guardas municipais participam de palestra de conscientização sobre tráfico de pessoas

27/07/2017 11:13:00


A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) recebeu na tarde de quarta-feira, dia 26, a presidente do Comitê Social Coração Azul Rio, Marília Guimarães, a assessora da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Sávia Cordeiro, e o subsecretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Damião Paiva, para uma palestra de conscientização sobre tráfico de pessoas e trabalho escravo, no auditório da sede da Instituição, em São Cristóvão.

 

Ao todo, cem guardas participaram do encontro que faz parte da programação da GM-Rio na Semana Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo. Sávia Cordeiro falou sobre as políticas públicas de acolhimento às vítimas, a legislação sobre o tema e o perfil das pessoas em situação de risco que, na maioria das vezes, são resgatadas em situação de trabalho escravo e exploração sexual.

 

- Este é um trabalho muito importante, porém muito difícil, pois existe uma grande dificuldade em identificar esses casos. Por isso, a parceria com a GM-Rio é importante e com a sensibilidade de vocês poderem ajudar a identificar possíveis vítimas – afirmou a assessora de políticas públicas do estado.

 

Marília Guimarães falou sobre a criação do Comitê Social Coração Azul no Rio de Janeiro e sua expansão para outras cidades do país, além de dar um panorama mundial sobre as políticas de enfrentamento e a necessidade de apoio das forças de governo na busca pela erradicação desse crime.

 

- Nós ainda não estamos no ponto ideal de combate a este crime que movimenta bilhões no mundo. Sei que depende de nós e do amor que temos pela humanidade e a iniciativa de envolver toda sociedade para enfrentar o tráfico de pessoas – disse a presidente que mobilizou instituições a iluminarem as fachadas de prédios públicos e monumentos na cor azul.

 

Damião Paiva exaltou o trabalho realizado pelo Posto Humanizado de Atendimento ao Migrante da GM-Rio e a importância de passar conhecimento sobre o crime para a sociedade.
- O tráfico de pessoas é um crime transnacional e a sociedade precisa entender a dimensão deste mal, para isso precisamos unir esforços no sentido de passar conhecimento ao cidadão e sei que a Guarda Municipal é comprometida com os direitos humanos e parabenizo o trabalho realizado nos aeroportos – afirmou o subsecretário.

 

A Guarda Municipal, em parceria com o Comitê Social Coração Azul Rio, realiza, entre os dias 24 e 28 de julho, ações de conscientização com distribuição de folhetos informativos sobre a prática criminosa e as formas de denúncia (Disque 100 ou Ligue 180) nos aeroportos Santos Dumont e Tom Jobim, Rodoviária Novo Rio e Terminal Alvorada.


Imagens relacionadas: