Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Guarda Municipal lança Portal de Educação Corporativa

Sistema integra plataforma de educação à distância e cursos presenciais


28/07/2017 12:10:00


A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) lança o Portal de Educação Corporativa (http://gmead.rio.rj.gov.br/), que passa a integrar cursos presenciais, semi-presenciais e plataforma de Ensino à Distância (EAD), implantada com recursos, design e conteúdo desenvolvidos pela Diretoria de Recursos Humanos e a Academia de Ensino da instituição. Primeira Guarda desarmada do país a contar com uma unidade própria de instrução, a GM-Rio também inova com a criação do ambiente virtual de aprendizagem, alinhada com práticas de gestão e formação de talentos do mercado, sendo a primeira instituição de segurança municipal do estado do Rio de Janeiro a contar com a tecnologia.

 

 - Sempre buscamos oferecer aos nossos guardas a oportunidade de aperfeiçoar práticas, atualizar conhecimentos e também corrigir erros, porque a cidade espera e nós também queremos ter agentes preparados para agirem com segurança em qualquer situação. O lançamento do Portal de Educação Corporativa será mais uma ferramenta para somar e garantir o treinamento constante e a formação continuada dos nossos agentes, com mais agilidade e praticidade – destaca a comandante da GM-Rio, inspetora geral Tatiana Mendes.

 

 O projeto de Educação Corporativa começou a tomar forma em 2015, a partir da parceria com a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (SESGE) do Ministério da Justiça. Por solicitação da GM-Rio, o órgão doou servidor para a construção da plataforma EAD e, antes da realização dos Jogos Olímpicos de 2016, cerca de três mil guardas participaram de cinco cursos de capacitação online (inglês, espanhol, gerenciamento de crise em grandes eventos, controle de estresse e formação de formadores).

 

 Durante esse período também foi realizada a capacitação dos instrutores da Academia, para habilitá-los a atuar também como tutores de disciplinas e cursos criados para o ambiente virtual. Após a primeira experiência, a GM-Rio começou a estruturar seu próprio ambiente de aprendizagem, para atender ao perfil e às necessidades da instituição. Todo o conteúdo das aulas foi produzido pelo corpo docente da Academia, que conta com 21 instrutores, guardas municipais com formação de ensino superior e diversas especializações.

 

  O Portal de Educação Corporativa utiliza os sistemas Moodle e WordPress, que permitiram a criação de um ambiente que alinha a facilidade de assimilação a recursos para realização de aulas online, como chats e fóruns, sendo possível o acesso de qualquer dispositivo digital, como tablets, celulares e PCs. Em parceria com a IplanRio, o portal migrou para o Datacenter da Prefeitura do Rio, permitindo o acesso seguro e simultâneo de oito mil pessoas ao sistema, sem falhas ou dificuldades de conexão.

 

  O portal já vem sendo utilizado em caráter experimental como apoio a cursos presenciais da GM-Rio que estão em andamento atualmente, como o curso de atualização de trânsito, cujas provas estão sendo feitas online. A utilização do sistema permitiu a confecção de relatórios referentes ao desempenho dos alunos nas avaliações, identificando as questões que contaram com mais erros, permitindo assim fazer a revisão dos tópicos.

 

  A partir do dia 1 de agosto serão abertas as inscrições para a realização de cursos online. Inicialmente serão disponibilizadas quatro capacitações: Procedimento Operacional Padrão (POP) para abordagem a Pessoas em Situação de Rua, Direitos Humanos, Segurança Física das Instalações e Suporte Básico de Vida. Após a conclusão do primeiro ciclo, que tem duração de quatro meses, serão abertos novos cursos, atendendo às solicitações da Diretoria de Operações e da Diretoria de Recursos Humanos.

 

  A implantação do portal permitirá ainda a economia de recursos e vai favorecer a sustentabilidade, abolindo a necessidade de impressão de provas, diários de classe e outros documentos administrativos, que passarão a ser feitos integralmente no ambiente virtual. Até mesmo a matrícula para cursos livres ou obrigatórios será facilitada com a tecnologia. Os cursos que precisam da presença do aluno, como defesa pessoal, continuarão sendo realizados nas instalações físicas da Academia, mas também poderão fazer uso dos recursos online.


Imagens relacionadas: