Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Operação Verão: Guarda Municipal detém ambulante estrangeiro em Copacabana

22/10/2017 19:58:00


Guardas municipais do Grupamento de Operações Especiais (GOE), que estão atuando na Operação Verão, detiveram um ambulante senegalês, na tarde deste domingo, dia 22, após flagrá-lo vendendo produtos de forma irregular na Avenida Atlântica, próximo ao hotel Copacabana Palace. Além da falta de autorização, o ambulante não estava com documentos de identificação e foi conduzido para a Polícia Federal, onde constatou-se que ele tinha solicitação de refúgio, mas estava com pendências documentais. O material vendido pelo ambulante foi conduzido para depósito. Foram apreendidos com ele 106 óculos de sol, sete carregadores portáteis e quatro bastões de selfie.
Na Zona Oeste, os guardas do Grupamento Especial de Praia (GEP) encontraram dois artefatos explosivos na praia do Recreio dos Bandeirantes, entre os Postos 9 e 10, pela manhã. A equipe foi acionada por banhistas que viram o material. Um deles aparentava ser uma granada de som e luz. Os guardas isolaram a área e acionaram a Polícia Militar, para retirada dos artefatos. Ainda na Zona Oeste, o GEP resgatou na orla da Barra da Tijuca um atobá que estava com uma das patas quebradas. Após o resgate, a ave marinha foi entregue aos técnicos da CTA- Serviços em Meio Ambiente, empresa condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras, que atua no resgate de animais marinhos mortos ou debilitados, para receber atendimento veterinário.
Nas ações de trânsito, as equipes da Guarda Municipal que atuam nas Zonas Sul e Oeste aplicaram 403 multas durante o fim de semana para diversos flagrantes de irregularidades na orla e em pontos de grande movimentação neste período, como a Cachoeira do Horto, a Vista Chinesa e o Parque dos Patins. Este foi o primeiro fim de semana com controle de acesso de veículos nas praias de Grumari e da Prainha durante a Operação Verão. Vale destacar que o local tem limite de 800 vagas de estacionamento (600 em Grumari e 200 na Prainha). Os acessos às praias estão sendo controlados nos cruzamentos da Avenida Estado da Guanabara com Estrada do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes, e também no cruzamento da Estrada de Grumari com Estrada Roberto Burle Marx, em Barra de Guaratiba. O fechamento tem previsão para o correr entre 8h e 15h, podendo sofrer alterações conforme necessário.
Posturas municipais – Neste fim de semana, as equipes do GEP, que atuam na faixa de areia orientando banhistas quanto às regras de utilização das praias, retiraram 60 cães da areia , coibiram 3 práticas esportivas em local e horário proibido e desfizeram três campings. Os guardas também ajudaram duas crianças perdidas a reencontrarem os responsáveis e fizeram a distribuição de 35 pulseiras de identificação, ação preventiva para facilitar a localização de crianças. Ainda durante as ações de patrulhamento e fiscalização, os guardas municipais orientaram ambulantes para desobstrução do espaço público e também para a retirada de utensílio e equipamentos como tochas, churrasqueiras e fogareiros, que são proibidos.
Placas com indícios de adulteração - Guardas municipais da Unidade de Ordem Pública (UOP) do Leblon e Ipanema, que estão atuando na Operação Verão, identificaram mais de 20 placas do Rio Rotativo com indícios de adulteração e falsificação, na manhã deste domingo, dia 22, na Zona Sul. O flagrante aconteceu durante patrulhamento de rotina. As placas estavam afixadas na Praça Santos Dumont, na Gávea, na Rua Henrique Dumont, em Ipanema, na Rua Dias Ferreira, no Leblon, e na Avenida Epitácio Pessoa, na Lagoa. Palavras escritas com grafia em língua estrangeira, adesivos colados sobre as placas e horários diferentes dos usais foram algumas características que chamaram atenção da equipe. Após os flagrantes, os guardas fizeram registro na 15 ª DP (Gávea) e também será registrado na 14ª DP (Leblon), para que a perícia confirme a adulteração, para que haja remoção ou substituição do material. O flagrante também será informado a Cet-Rio.

Informações sobre a Operação Verão - Iniciada no dia 30 de setembro para promover ações de ordenamento urbano e de trânsito e coibir pequenos delitos, a operação conta com emprego de 381 guardas municipais, sendo 59 empregados exclusivamente em ações de trânsito, e está dando continuidade ao Plano de Prevenção Contra Pequenos Delitos e Arrastões nas Praias, elaborado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) no início do ano, agindo de forma integrada com a Polícia Militar e as secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) e de Transportes (SMTR), com ações preventivas que visam proporcionar maior sensação de segurança aos banhistas. A Guarda Municipal também reforçou o patrulhamento nos Parques Madureira e Radical de Deodoro. A operação deste ano está repetindo a integração com a Polícia Militar por meio de radiocomunicação operando na mesma frequência. Além disso, os efetivos contam com o suporte do Núcleo de Videopatrulhamento da GM-Rio, que utiliza 80 câmeras do Centro de Operações Rio (COR), redirecionadas para reproduzir imagens do calçadão e da faixa de areia. Flagrantes de crimes são enviados para as equipes que atuam na orla e cedidas à Polícia Civil, para auxiliar no registro de ocorrências nas delegacias.
 


Imagens relacionadas: