Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
GM-Rio promove primeiro encontro de Guardas Municipais do estado

01/12/2017 18:08:00


A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) sediou o primeiro encontro das Guardas Municipais do estado nesta sexta-feira, dia 1º, na sede da instituição, em São Cristóvão, na Zona Norte. O encontro foi promovido pelo Conselho Estadual das Guardas Municipais (CEGM), que será presidido, em 2018, pela comandante da GM-Rio, a inspetora geral Tatiana Mendes. Estiveram presentes o secretário de Ordem Pública, Paulo Amendola e o vereador e guarda municipal licenciado, Jones Moura e representantes de 20 Guardas Municipais do Estado. O objetivo do encontro foi gerar maior integração entre as instituições e promover o desenvolvimento técnico e operacional.

- Estamos reunidos aqui hoje para crescermos juntos. Para mostrar que com força, união e integração tudo pode ser diferente. Nós vamos em busca de melhorias para as Guardas Municipais do Estado, pois é para isso que o Conselho Estadual existe – disse a comandante da GM-Rio, Tatiana Mendes.


Um desfile com guardas de diversas unidades abriu o evento com demonstração dos recursos operacionais disponíveis na instituição. À tarde foi realizada uma simulação de ações de controle de distúrbios e técnicas de resgate e salvamento utilizando rapel feita por guardas dos Grupamentos de Operações Especiais (GOE), de Cães de Guarda (GCG) e Tático Móvel (GTM). Já o Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) apresentou uma simulação de atendimento de ocorrência de incêndio e desobstrução de vias.


Participaram do encontro representantes, entre secretários de segurança, ordem pública e comandantes das Guardas Municipais de Niterói, São João de Meriti, Duque de Caxias, Nilópolis, Belford Roxo, Mesquita, Japeri, Seropédica, Nova Friburgo, Maricá, Mangaratiba, Paraty, Paty dos Alferes, Cachoeiras de Macacu, São João da Barra, Seropédica, Itaboraí, Magé, Silva Jardim, Rio das Ostras. Atualmente, o estado do Rio de Janeiro conta com Guardas Municipais em 77 dos 92 municípios.


O evento contou com palestras sobre a integração entre os Conselhos Nacional e Estadual de Guardas Municipais e também sobre a política de capacitação e ensino à distância desenvolvida pela GM-Rio, que poderá ser utilizada por outras instituições, como já acontece, por meio de convênios e parcerias.
Além dos cursos tradicionais que são referência para Guardas Municipais e outras forças de segurança, a GM-Rio lançou este ano o Portal de Educação Corporativa (http://gmead.rio.rj.gov.br/), passando a integrar cursos presenciais, semi-presenciais e plataforma de Ensino à Distância (EAD). Primeira Guarda desarmada do país a contar com uma unidade própria de instrução, sendo referência no estado e em todo o país, a GM-Rio também inovou com a criação do ambiente virtual de aprendizagem, alinhada com práticas de gestão e formação de talentos do mercado, sendo a pioneira no estado do Rio de Janeiro a contar com a tecnologia.


Sobre o Conselho Estadual das Guardas Municipais (CEGM) – Com atuação no estado do Rio de Janeiro, o CEGM também atua em âmbito nacional em parceira com o conselho nacional, sendo uma das instituições representativas das Guardas Municipais que buscam aprimoramento profissional dos agentes e também o fortalecimento em aspectos jurídicos e legislativos relacionados a direitos e deveres dos guardas municipais. A comandante da GM-Rio, inspetora geral Tatiana Mendes assumiu a presidência do CEGM neste ano, durante o Congresso Nacional das Guardas Municipais, realizado no Paraná, com exercício a partir de 2018.


Imagens relacionadas: