Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Guarda Municipal coíbe desordens na orla neste fim de semana

17/12/2017 19:13:00


As ações de fiscalização das posturas municipais realizadas pelas equipes da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) neste fim de semana, dias 16 e 17, resultaram na retirada de 39 cães da areia, após flagrantes feitos pelos guardas do Grupamento Especial de Praia (GEP) na orla das Zonas Sul e Oeste. Os guardas também coibiram seis práticas de atividade esportiva (altinho, voleibol etc.) em horário ou local não permitido e desfizeram três campings na faixa de areia. A proibição, prevista no Código de Posturas Municipais, visa promover o uso ordenado e acessível a todos os frequentadores da praia.

 

As equipes da GM-Rio também apreenderam produtos que estavam sendo comercializados irregularmente, como cangas, saídas de praia e até uma churrasqueira. Os agentes ainda ajudaram seis crianças perdidas a reencontrarem os pais. A Guarda Municipal já se tornou referência no auxílio aos cidadãos nesse tipo de ocorrência e também desenvolve trabalho preventivo de distribuição de pulseiras de identificação, que auxiliam no reencontro entre crianças e responsáveis.

 

No sábado, dia 16, os guardas do GEP prenderam homem nu, na Praia de Copacabana. O flagrante foi realizado na altura do hotel Copacabana Palace, após a equipe ter recebido denúncia de uma família de banhistas. O homem estava acompanhado de mais dois banhistas que estavam usando somente tapa sexo. Diante da recusa em se vestir, os três foram conduzidos para a 12 DP (Copacabana), onde foi gerado registro de comunicado administrativo por ato libidinoso.

 


A Operação Verão está sendo realizada desde o dia 30 de setembro, reforçando o patrulhamento na orla das Zonas Sul e Oeste nos finais de semana e feriados, com emprego de 381 guardas municipais. A operação é realizada com foco no ordenamento urbano e no trânsito, com a fiscalização das posturas municipais e também dá continuidade ao Plano de Prevenção Contra Pequenos Delitos e Arrastões nas Praias, elaborado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) no início do ano. 

 

Somente no primeiro mês da operação, foram registradas 24 prisões e apreensões de adolescentes após flagrantes de furtos, roubos e outros tipos de pequenos delitos. A maioria das ocorrências aconteceu na orla da Zona Sul, com 19 casos registrados. Apesar das ocorrências de prisões, não houve registro de arrastões nas praias das zonas Sul e Oeste no período. Nas ações de ordenamento urbano e fiscalização das posturas municipais, a GM-Rio apreendeu 3.017 produtos com ambulantes sem autorização nas duas regiões. Na Zona Oeste, houve ainda a retirada de 25 campings. Na Zona Sul, também foram apreendidas 26 armas brancas. Os guardas do Grupamento Especial de Praia (GEP) fizeram a retirada de 569 cães da areia das praias, orientando os donos sobre a proibição. Os agentes coibiram 42 práticas esportivas em horário e local proibidos. O GEP registro em um mês 44 casos de crianças perdidas que foram devolvidas aos responsáveis. 
 


Imagens relacionadas: