Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Guarda Municipal detém nove pessoas e apreende mais de 800 itens com ambulantes irregulares na orla

18/02/2018 20:45:00


Policiais Militares do 23º BPM que também participaram das ações prenderam ambulante após roubo a cliente

 

Guardas municipais do Grupamento Especial de Praia (GEP) detiveram nove pessoas, entre adultos e adolescentes, neste domingo, dias 18, suspeitos de praticarem furtos e também de porte e venda de substâncias entorpecentes, no Arpoador e em Ipanema. No celular de um dos suspeitos de venda de entorpecente havia uma foto dele portando uma pistola. Também foram apreendidos 885 itens com ambulantes sem autorização pelas equipes da GM-Rio em conjunto com fiscais da Coordenadoria de Gestão do Espaço Urbano (CGEU) da Secretaria Municipal de Fazenda, no sábado e no domingo, na orla das zonas Sul e Oeste. Entre os produtos apreendidos havia bebidas diversas, cadeiras de praia, viseiras e até fogareiro e botijões de gás. O material apreendido foi encaminhado para o depósito da Prefeitura.

 

As ações foram realizadas pelas equipes que estão atuando na Operação Verão da GM-Rio e também em uma operação conjunta de ordenamento urbano com órgãos da Prefeitura do Rio e apoio de policiais do 23º Batalhão da Polícia Militar (Leblon), realizada desde quinta-feira, dia 15, na orla e vias internas dos bairros de Ipanema, Leblon e Copacabana. No sábado, os policiais militares também prenderam um ambulante próximo ao Jardim de Alah, acusado de furtar uma cliente na areia da praia. O caso foi registrado na 14ª DP (Leblon). Na quinta e no domingo, os Gms e fiscais da CGEU apreenderam 1.121 itens e 800 quilos de alimentos e materiais diversos com ambulantes sem autorização na orla da Zona Sul da cidade.

 

Nas ações de fiscalização das posturas municipais, pela Operação Verão, realizadas no sábado e no domingo, foram registradas ainda 32 orientações para retirada de cães da areia e duas retiradas de camping nas zonas Sul e Oeste. Os guardas do GEP também aplicaram 142 multas para diversos flagrantes de irregularidade de trânsito, sendo a maioria das infrações registradas na Zona Oeste.

 

PRISÕES – Dos nove suspeitos detidos pelas equipes do GEP neste domingo, quatro foram por suspeita de posse e venda de substâncias entorpecentes. O grupo contava com um adolescente de 17 anos e foi flagrado na Praça do Arpoador, pela manhã, em negociação com uma mulher. Com a aproximação da equipe, a mulher fugiu, mas os suspeitos foram detidos. Com eles foram encontrados 11 sacolés com erva seca, dois telefones celulares e a quantia de R$65,00. No celular de um dos acusados havia uma foto dele portando uma pistola. O caso foi registrado na 14ª DP como associação para o tráfico de drogas. Os demais suspeitos foram detidos na orla de Ipanema, na altura da Rua Teixeira de Melo, no final da tarde, após os guardas terem recebido a denúncia de que o grupo dividia materiais de furtos e roubos na areia da praia. Ao perceber a aproximação da equipe, os acusados fugiram abandonando materiais no mar, mas foram detidos. Com eles, os guardas ainda encontraram facas e outros objetos cortantes.
 


Imagens relacionadas: