Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Guardas participam de competições de tetratlo e laser-run no Parque Olímpico

24/05/2018 13:39:00


Oito guardas municipais que integram a Comissão Desportiva da Guarda Municipal do Rio (CDGM) participaram, no dia 19 de maio, da Copa Parque Olímpico de Tetratlo Moderno, realizada no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, na Zona Oeste. A competição foi promovida pela Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM). A equipe da GM-Rio participou da prova de laser-run e a atleta Marylin Silva também disputou a de tetratlo, que são formatos do Pentatlo reconhecidos pela União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM). O evento reuniu ainda os principais pentatletas do Brasil.

 

A participação dos guardas na competição foi devido à parceria da GM-Rio com a CBPM, firmada em outubro de 2017 durante visita do presidente da entidade, Hélio Meirelles, e do medalhista olímpico Djan Madruga, dirigente do Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos Máster de 2020, que acontecerá no Rio de Janeiro. Desde esse período, as instituições têm feito intercâmbio de conhecimentos e apoio mútuo, com guardas municipais participando de competições promovidas pela confederação e também apoiando os eventos com ações de ordenamento urbano e de trânsito. Atletas profissionais da CBPM também participaram de eventos esportivos promovidos pela GM-Rio, como a Semana Olímpica, realizada tradicionalmente em março, mês de aniversário da instituição.

 

Participaram da competição, no Parque Olímpico, o inspetor Marco Aurélio Pereira, presidente da CDGM, que competiu na categoria + 40 masculino, e concluiu a prova com quatro passagens de 400m e 9' 24". Também nessa categoria competiu o GM Luiz Eduardo Nunes Loutz, que completou a prova em 10' 25". Na categoria sênior, com quatro passagens de 800m, participaram Jaci Domingos de Paula (14' 55") e Diego Luiz de Sera Saldanha (15' 51"). Também nessa categoria, no feminino, competiu Ana Claudia Dias Birges (11´11´´). Na categoria + 50 masculino, com 4 passagens de 400m, competiu o GM Roberto Dantas Couto (9' 12"). Na categoria + 50 feminino, participaram Juciene dos Santos (10' 45") e Marylin Silva (10' 53").

 

Rotina de superação – Além de ter participado da competição de Laser-run, Marylin Silva, 42 anos, foi a única atleta da GM-Rio a disputar o tetratlo, que compreende as provas de natação, esgrima, tiro e corrida. Além de ter sido a única mulher acima dos 40 anos na competição, ela estava estrando nesse tipo de esporte e conseguiu ficar em 12º lugar no ranking nacional, obtendo também a classificação para a competição mundial máster.

 

Atleta proveniente da natação, Marylin se interessou pelo Pentatlo ao ter contato com a equipe profissional da modalidade esportiva no ano passado, enquanto se preparava para participar dos Jogos Mundiais Policiais em Abu Dabi, que aconteceram em novembro de 2017. Como superação é uma rotina para esta atleta da GM-Rio, que tem um grande currículo em competições máster de natação nacionais e internacionais, ela já está em busca de patrocínio para competir no mundial.

 

- Participar dessa competição foi muito importante para mim. Tive o prazer de competir ao lado de campeões mundiais e até mesmo atletas olímpico, e consegui atingir meu objetivo, que era concluir a prova. Queria fazer isso para ter a certeza de que conseguiria e que 


Imagens relacionadas: