Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Guarda Municipal forma primeira turma de programa social de panificação e confeitaria

Dos formandos, 36 já conseguiram inserção profissional ou deram primeiros passos para empreender. Nova turma contará com moradores do abrigo Plínio Marcos, localizado em São Cristóvão


23/01/2020 17:31:00


A Prefeitura do Rio realizou nesta terça-feira, dia 11, a formatura de 43 alunos aprovados na primeira turma do "Alunos de Talento, Estrela da Manhã", programa social que oferece cursos gratuitos de panificação e confeitaria para familiares de guardas municipais e moradores de diversas comunidades, como Rocinha, Jacarezinho e Mangueira, numa parceria entre a Guarda Municipal do Rio e a Associação Beneficente dos Industriais de Panificação e Confeitaria do Rio de Janeiro (Abipan).

 

A solenidade foi realizada na sede da Guarda Municipal, em São Cristóvão, onde também foram realizados os cursos, e contou com a presença do secretario de Ordem Pública, Paulo Amendola; da comandante da GM-Rio, inspetora geral Tatiana Mendes; e do presidente em exercício da Abipan, Carlos Pinho.

 

"A principal função da Guarda Municipal é servir aos cariocas. Foi por causa dessa vocação que abraçamos esse projeto e abrimos as nossas portas para beneficiar a população. E hoje já estamos vendo os frutos dessa parceria, que não só agrega o valor financeiro que virá da profissionalização, mas também o valor do trabalho, da conquista de cada um dos formandos que se esforçaram para obter seus certificados", destacou a inspetora geral Tatiana Mendes durante a solenidade de formatura.

 

Já o secretário Paulo Amendola destacou a solidariedade das duas instituições parceiras em oferecer curso de alta qualidade totalmente gratuito. "A nossa cidade enfrenta muitos desafios, principalmente na segurança pública, mas também temos iniciativas positivas, como essa da Guarda e da Abipan, que estão engajadas em ações que promovem mudança social e ajudam a melhorar a vida das pessoas e a nossa cidade", afirmou.

 

Os formandos foram qualificados em auxiliar de panificação e auxiliar de confeitaria e confeitaria artística. Do total de alunos, 36 já conseguiram inserção profissional ou já estão dando os primeiros passos para empreender, seja confeccionando produtos para a venda em casa e até na abertura de buffet. Dois exemplos são os de Kalebe Eloy, de 18 anos, e Maria Cleia Gomes, de 37 anos. O jovem é filho do líder operacional da GM-Rio Aluízio Eloy e conquistou o primeiro emprego em uma empresa parceria do programa após passar pelo curso. Ele conta que já tinha interesse na área de gastronomia e por isso se inscreveu no curso de panificação. "O curso me possibilitou conhecer coisas que nem sabia que existiam na área e me fez querer seguir em frente na carreira", conta.

 

Já Maria Cleia, moradora da Barreira do Vasco, também formanda da panificação conta que já fazia bolos e doces em casa, mas que o curso ampliou os horizontes dela, trouxe a profissionalização e também a oportunidade de emprego. "Eu era uma pessoa que fazia as coisas em casa e hoje sou uma profissional que trabalha em casa", destaca. Além de ter passado a produzir pães, salgados e outros tipos de produtos além dos bolos, Cleia também está participando de processo seletivo para vaga em uma confeitaria que fica no bairro de Copacabana.

 

A próxima turma já terá início na quarta-feira, dia 12, e contará com cinco alunos do abrigo Plínio Marcos, localizado em São Cristóvão e administrado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), com o objetivo de ampliar ainda mais o alcance social do projeto. As demais vagas serão preenchidas por meio de cadastro de reserva.

 

O programa "Alunos de Talento, Estrela da Manhã" é voltado para quem precisa e busca oportunidade de emprego. A capacitação diferenciada é realizada na própria sede da GM-Rio, na Avenida Pedro II, 111, em São Cristóvão, com as aulas acontecendo no espaço que durante anos abrigou o refeitório da tropa. Os cursos de panificação, confeitaria, confeitaria artística têm duração de dois a quatro meses e são conduzidos por 16 renomados chefs. A iniciativa ainda proporciona a integração e a troca de experiências entre as famílias dos guardas e a comunidade. A idade mínima para participação no projeto é partir de 16 anos e as inscrições são feitas pela Abipan e também na Guarda Municipal, para os familiares dos guardas.


Imagens relacionadas: