Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Guarda Municipal realiza formatura do curso especial de Ações de Controle de Distúrbios

22/11/2018 18:20:00


A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) realizou, na tarde desta quinta-feira, dia 22, a formatura 18 alunos que concluíram o Curso de Ações de Controle de Distúrbios. Participaram da capacitação, entre os dias 29 de outubro e 21 de novembro, 13 guardas municipais do Grupamento de Operações Especiais (GOE) da GM-Rio e também cinco integrantes do Corpo de Fuzileiros Navais, do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) do Estado do Rio de Janeiro, da Guarda Municipal de Rio das Ostras e do MetrôRio.


Promovido pelo GOE, o curso tem como objetivo promover o aprimoramento e a padronização dos conhecimentos técnicos e operacionais a repeito dos protocolos utilizados para esse tipo de ação. A solenidade de formatura contou com a presença da comandante da GM-Rio, inspetora geral Tatiana Mendes, do comandante do GOE, inspetor Alex Abrantes, que foi homenageado; e também integrantes do comando da GM-Rio e das instituições dos alunos que concluíram o curso.


- Parabenizo a cada um dos alunos que não apenas tiveram a iniciativa de se candidatar ao curso, mas com garra o concluíram após passar por um mês de treinamentos intensos. Precisamos no nosso dia a dia não somente de uma Guarda e de instituições grandes em número, mas sim com agentes capacitados, com conhecimento técnico, que agirão com maior segurança em todas as ocorrências – afirmou a comandante durante a solenidade.


Nesta edição do treinamento especial, além das disciplinas tradicionais, como Deslocamento de Fração Tática, Técnicas de Combate Corporal Misto, Operações em Ambientes Confinados e Técnicas de Segurança e Defesa Civil, também foram oferecidas instruções de Psicologia Aplicada, pela primeira vez na grade curricular, e Processo Decisório. As matérias foram incluídas com a finalidade de capacitar os agentes a manter o autocontrole para agir com mais segurança e também a tomar as decisões mais acertadas em situações de estresse e de tumulto.


- Desde quando a Guarda Municipal foi formada, estudamos as técnicas e ações de controle de distúrbios. No início, as instruções tinham uma base militar. Contudo, com o passar dos anos, fizemos modificações e adaptações para atender a nossa realidade. Criamos uma doutrina e nos especializamos e hoje também podemos contribuir com outras instituições, multiplicando o conhecimento – destacou o subsinspetor Abrantes.


Com carga horária de 185 horas/aula, o curso contou ainda com capacitação para uso de instrumentos de menor potencial ofensivo (IMPO), também conhecidos como equipamentos não-letais, como pistolas de eletrochoque e espargidores, habilitando os alunos a utilizar os equipamentos. A grade curricular contou ainda com aulas de Ações de Segurança em Defesa Civil, Ações com Cães, Uso Progressivo da Força e Segurança de Áreas e Instalações. Para participar do curso especial, os alunos tiveram que passar por um teste de aptidão física (TAC), de caráter eliminatório. 


Imagens relacionadas: