Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Guardas prendem dois homens e apreendem quatro adolescentes por furtos em praias da Zona Sul

13/01/2019 19:13:00


Guardas municipais prenderam dois homens e apreenderam quatro adolescentes por furtos praticados neste fim de semana, dias 12 e 13 de janeiro, nas praias de Copacabana e Ipanema, na Zona Sul do Rio. Os agentes atuam na Operação Verão da Guarda Municipal, que conta com reforço no efetivo desde o dia 12 de outubro de 2018 nos finais de semana e feriados, para promover ações de ordenamento urbano e de trânsito na orla das Zonas Sul e Oeste da cidade.


Neste domingo, dia 13, guardas do Grupamento Especial de Praia (GEP) prenderam um homem de 18 anos e três adolescentes; um de 16 e outros dois de 15 anos, que estavam praticando furtos de cordões na orla de Ipanema, altura do posto oito. A ação foi flagrada pelas câmeras do Núcleo de Videopatrulhamento da Guarda Municipal, que monitoraram a rota de fuga do acusados e acionaram a equipe que estava na praia do Arpoador.


Os guardas foram até o local e apreenderam um adolescente, que logo confessou o crime. O restante foi detido em ação conjunta com policiais do 23º Batalhão (Leblon). O caso foi registrado como furto na 12ª DP (Copacabana). Na delegacia os detidos foram reconhecidos por três vítimas.


Ainda neste domingo, dia 13, guardas do Grupamento de Operações Especiais (GOE) prenderam Diego Barros Cajueiro, de 28 anos, acusado de furtar o celular de uma mulher na praia do Arpoador. Após serem acionados, os guardas foram atrás do acusado e conseguiram prendê-lo no calçadão. O caso foi registrado na 12ª DP (Copacabana).

No sábado, dia 12, guardas do Grupamento Especial de Praia (GEP) apreenderam um adolescente de 15 anos por furtar o cordão de uma turista argentina, de 53 anos, na Avenida Atlântica, esquina com Rua Rodolfo Dantas, em Copacabana. O cordão foi recuperado pelos guardas. O caso foi registrado na 12ª DP (Copacabana). Em seguida o adolescente foi levado para a Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA), no Centro do Rio.


Ações preventivas e integradas na orla da cidade - A Operação Verão da Guarda Municipal do Rio conta com 531 guardas municipais empregados no patrulhamento da orla das zonas Sul e Oeste da cidade, em ações de ordenamento urbano e de trânsito e na prevenção de pequenos delitos. A instituição dá continuidade ao Plano de Prevenção Contra Pequenos Delitos e Arrastões nas Praias, elaborado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) em janeiro de 2017, agindo de forma integrada com a Polícia Militar e órgãos da Prefeitura do Rio.


As ações preventivas visam proporcionar maior sensação de segurança aos banhistas nos finais de semana e feriados. O efetivo conta ainda com o suporte do Núcleo de Videopatrulhamento da Guarda Municipal, que utiliza 80 câmeras do Centro de Operações Rio, redirecionadas para reproduzir imagens e monitorar o calçadão e a faixa de areia. Os flagrantes de crimes são enviados para o celular das equipes da orla e também são cedidas à Polícia Civil, para auxiliar no registro de ocorrências.
Rio de Janeiro, 13 de Janeiro de 2019.
 


Imagens relacionadas: