Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Grupamento de Defesa Ambiental comemora 25 anos de criação com muitas homenagens

25/04/2019 14:14:00


A Guarda Municipal do Rio comemorou na manhã desta quinta-feira, dia 25, o aniversário de 25 anos do Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) em solenidade realizadas na sede da unidade, no Parque Nacional da Tijuca. O evento foi marcado por diversas homenagens a guardas municipais que se destacaram em ocorrências de 2018, aos aniversariantes do mês e a 13 guardas femininas. A galeria dos ex-comandantes foi inaugurada com a presença e homenagem a três dos oito ex-comandantes do grupamento: os inspetores Felício, Gregório e Zacarias.

 

 Durante a solenidade, foi apresentada ainda as ações realizadas ao longo desse ano e nas diversas missões de apoio a órgãos públicos municipais, estaduais e federais. Entre as ações, estão os resgates de 547 animais realizados pela Patrulha Ambiental este ano em toda a cidade e a conscientização de turistas na trilha do Parque Lage ao Corcovado.

 

  Há um ano à frente do comando do GDA, o inspetor André Luiz falou sobre a importância de comemorar a data.

  – É gratificante poder estar hoje aqui com vocês para celebrar mais um ano do nosso grupamento. Esse momento é de alegria e de agradecimentos a todos que estão aqui e por aqueles que já passaram e deixaram sua contribuição. Nossa missão é muito nobre. Por isso, é nosso dever cuidar bem do meio ambiente e contribuir para um planeta melhor – disse o inspetor.

 

  O encontro reuniu guardas municipais, comandantes de diversas unidades operacionais, diretores administrativos, convidados, a comandante da GM-Rio, inspetora geral Tatiana Mendes, além de representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) responsável pelo Parque Nacional da Tijuca. A Banda de Música participou tocando o hino nacional, Cidade Maravilhosa e a canção da Guarda Municipal, “De Sol a Sol”.

 

  – Não tenho como mensurar a emoção que sentimos hoje aqui. Agradecemos a todos que lutaram e se empenham em fazer o melhor por este grupamento, mas também não podemos deixar de agradecer especialmente ao coronel Paulo Amendola, criador da Guarda Municipal e do Grupamento de Defesa Ambiental. Se as dificuldades não impediram de chegarmos até aqui é porque com certeza temos pessoas de valor que a cada dia trabalham para fazer do GDA um grupo de excelência – disse a comandante da GM-Rio, inspetora Tatiana Mendes.

 

  O Grupamento de Defesa Ambiental foi criado no dia 13 abril de 1994, com a missão de auxiliar órgãos oficiais de preservação nas ações contra crimes ao meio ambiente. Hoje com o efetivo de 163 guardas municipais, os agentes realizam rondas periódicas nas áreas do Parque Nacional da Tijuca mais procuradas por montanhistas e turistas, como Largo do Bom Retiro (acesso aos Picos da Tijuca e do Papagaio), Cascatinha, Capelinha Mayrink, mirantes do Excelsior e Dona Marta, Vista Chinesa, Paineiras e Portão dos Macacos.

 

 O Grupamento também atua em parceria com a Superintendência de Comunicações Críticas da Secretaria de Estado de Segurança nas antenas do Mendanha e Corcovado, nas quatro Gerências de Monitoramento e Fiscalização Ambiental, nos Bosques da Barra e da Freguesia, nos Parques Sérgio Bernardes (Dois Irmãos), Chico Mendes, Marapendi, Mendanha, da Cidade, da Catacumba, da Chacrinha, do Grajaú, na Área de Proteção Ambiental da Prainha e no Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca (Pista Cláudio Coutinho).

 

Outra frente de trabalho é a Patrulha Ambiental, atuando em toda a cidade em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Guardas municipais e fiscais da secretaria atuam diariamente atendendo denúncias contra crimes ambientais, como aterro e construções irregulares, despejo de poluentes, poluição hídrica, desmatamentos e apreensão e resgate de animais silvestres. Denúncias e solicitações direcionadas à Patrulha Ambiental devem ser realizadas por meio da Central 1746, da Prefeitura do Rio, que funciona 24h.