O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Sérgio Cabral marcaram presença na cerimônia
25/01/2010 21:23:00
O prefeito Eduardo Paes inaugurou nesta tarde, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Sérgio Cabral, as primeiras obras concluídas pela Prefeitura dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá. No pacote de melhorias também foi entregue à comunidade o Espaço de Desenvolvimento Infantil Doutora Zilda Arns, que atenderá a 150 crianças. As intervenções, executadas pela Secretaria Municipal de Habitação, incluíram pavimentação de ruas e becos e a construção de uma praça com brinquedos e equipamentos esportivos, além de quadra poliesportiva e campo de futebol.
A cerimônia também contou com as presenças da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef; do ministro das Cidades, Márcio Fortes; dos secretários municipais de Habitação (Jorge Bittar), Educação (Cláudia Costin) e de Saúde e Defesa Civil (Hans Dohmann), entre outras autoridades. Antes da solenidade, a comitiva percorreu as instalações do Espaço Zilda Arns.
O prefeito do Rio ressaltou a importância de se trabalhar em parceria.
- A pareceria com o presidente Lula e o governador Sérgio Cabral foi fundamental para que essas obras tão esperadas fossem executadas. Tenham certeza de que, com a essa união, outras melhorias serão realizadas. Hoje estamos apresentando apenas uma parte desse trabalho – disse Eduardo Paes, endossado pelo presidente da República:
- Estamos construindo no Rio uma parceria importante. Por isso, assumimos com todos vocês o compromisso de que voltaremos aqui, até o fim do ano, para inaugurarmos todas as obras da Colônia Juliano Moreira, com creches para todas as crianças – disse o presidente Lula.
A ministra Dilma Roussef destacou a importância do PAC para a comunidade, principalmente no que se refere à construção de novas creches. - As mulheres sabem da importância de uma creche em suas vidas, por isso desejo que esse trabalho seja vitorioso e levem todos vocês a uma vida melhor.
O governador Sérgio Cabral ressaltou a participação da comunidade como principal fonte de incentivo para que as melhorias fossem alcançadas.
- Isso só foi possível porque vocês acreditaram.
A Colônia Juliano Moreira ocupa 7,8 milhões de metros quadrados, onde vivem mais de 6.200 famílias. Devido à sua extensão, as obras previstas, avaliadas em R$ 142 milhões, são divididas por etapas e por setores, e beneficiarão oito comunidades: Entre Rios, Vila Arco-Íris, Vale do Ipê, Área Verde, Antiga Creche, Vilas André Rocha, Parque Dois Irmãos e Curicica I.
Fundada no início do século 20, a Colônia abrigava o antigo hospital psiquiátrico Dr. Juliano Moreira. Os inúmeros pavilhões que integravam a unidade de saúde serão transformados para uso habitacional e implantação de equipamentos públicos.Hoje, a Juliano Moreira está ocupada por prédios históricos, institucionais, favelas, edificações residenciais e áreas de preservação.
Segundo o Ministério das Cidades, as obras prevêem a urbanização de todas as favelas, pavimentação de vias estruturais, canalização de rios, construção de vila para idosos, restauração de parte do conjunto histórico, implantação de museu, regularização fundiária, projetos sociais e a construção de 600 unidades habitacionais. Essas intervenções têm o objetivo de transformar a Colônia Juliano Moreira em um novo bairro, preservando sua área verde.