A instalação de 540 luminárias com tecnologia LED garantirá mais luminosidade com menor consumo de energia
30/12/2011 20:39:00 » Autor: Texto: Juliana Romar / Fotos: J.P. Engelbrecht
A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, inaugurou nesta sexta-feira, dia 30, a nova iluminação com tecnologia LED da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul da cidade. O projeto de iluminação, que faz parte do programa de reforma da Lagoa, foi executado pela Rioluz em parceria com a GE Iluminação.
A inauguração contou com a presença do prefeito Eduardo Paes, do secretário de Conservação, Carlos Roberto Osorio, e do presidente da Rioluz, Henrique Pinto, além de representantes da GE e moradores da região.
No total foram instaladas 540 luminárias em LED que proporcionarão maior luminosidade, com menor consumo de energia. A nova iluminação gera uma luz branca e uniforme, que permite melhor identificação de cores e condições de visibilidade para o tráfego de veículos, ciclistas e pedestres. Essas características contribuem para aumentar a sensação de segurança.
- Entregamos aqui um presente da prefeitura para um dos pontos turísticos mais importantes da cidade. É o primeiro logradouro público iluminado a LED. Esse investimento tem um duplo efeito para a cidade: reduz em 50% o consumo de energia e aumenta em quase 40% a luminosidade. Passamos a ter aqui um dos principais cartões postais da cidade, mais iluminado, com mais qualidade, mais atrativo e consumindo menos energia, garantindo a sustentabilidade do Rio – afirmou o secretário Carlos Roberto Osorio.
O projeto incluiu a troca de todos os postes da orla da Lagoa, incluindo os que sofreram com processo corrosivo ao longo dos anos. A retirada desses postes, porém, será realizada depois que a nova iluminação for ativada, com o desligamento simultâneo do antigo sistema de iluminação que ainda funciona até esta sexta-feira.
Os novos postes são de aço com 4,5 metros e na base possuem sapatas que os elevam do solo e permitem o maior controle da corrosão. Ao serem retirados, os antigos postes serão levados para a Gerência de Materiais da Rioluz. Depois de avaliação técnica, eles serão recuperados com tratamento especial e pintura específica para reutilização em outros logradouros da cidade.
Com o uso da iluminação em LED no projeto da Lagoa, a prefeitura reitera o seu objetivo de adotar tecnologias sustentáveis na cidade. A substituição das antigas luminárias pelas novas em LED vai gerar 50% de economia no consumo de energia, o que daria para iluminar 360 unidades habitacionais por um ano, considerando que cada residência utilize dez lâmpadas econômicas de 15 watts.
Além disso, as luminárias escolhidas obedecem aos padrões europeus RoHS (Restriction of Hazardous Substances), não contém materiais prejudiciais ao meio ambiente e oferecem redução de 50% na emissão de CO2, considerando a emissão anual de 0.536 kg CO2 por kWh (European average from Eco-Invent). A nova iluminação também terá maior durabilidade, chegando a 50 mil horas de vida útil (11 anos considerando o uso diário de 12 horas).
- Essa é uma das etapas de revitalização da Lagoa. Estamos reformando toda a ciclovia, as quadras esportivas e tudo o que diz respeito a orla da Lagoa. Nosso objetivo é valorizar o espaço público, quem o frequenta e garantir que o Rio continue tendo uma das maiores atrações naturais do Brasil – ressaltou o secretário Osorio.
A reforma da Lagoa Rodrigo de Freitas, que teve início em abril passado, está em andamento com conclusão prevista para o maio de 2012. Além da nova iluminação, já foram entregues os campos de futebol de grama sintética revitalizados. Além disso, também foi finalizada a reforma das quatro quadras (duas de futsal e duas de tênis) e o Baixo Bebê da Lagoa.
Agora está sendo feita a reforma na pista de street skate, no Parque das Taboas. O layout da nova pista foi desenvolvido em conjunto com os skatistas. Além de piso especial, os esportistas ganharão a recuperação dos obstáculos que formam circuito na pista. Também no Parque das Taboas, será recuperada a pista bowl tradicional com rampa.
Atualmente a frente de trabalho está concentrada na recuperação do Parque das Taboas e dos Patins, recuperação da ciclovia, com fresagem e recapeamento, com pavimento e sinalização específicos para ciclovias. No Parque dos Patins estão sendo realizadas obras para ciclovia onde funcionará uma escolinha de trânsito para crianças.
Imagens relacionadas:

