Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Choque de Ordem combate publicidade irregular na Avenida Brasil

Propagandas eram exibidas a menos de 200m da passarela e ocupavam toda a fachada do imóvel


23/09/2010 18:19:00


Foto: Divulgação/SeopA Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) realizou na tarde desta quinta-feira, dia 23, uma operação Choque de Ordem contra a propaganda ilegal na Avenida Brasil, altura do Caju, ao lado da passarela 2. Com o apoio de dois "homens-aranha", cedidos pela Defesa Civil e que utilizaram técnicas de rapel, foram afixados dois editais de Publicidade Irregular nas paredes de um grande galpão localizado na Avenida Brasil, 1.818.

 

A empresa responsável desrespeitou a legislação municipal, que proíbe a instalação de engenhos publicitários de qualquer natureza a menos 200 metros de passarelas. Além disso, mesmo que estivessem em local permitido, as propagandas, ainda assim, estavam irregulares por ocupar mais de 50% das fachadas do imóvel. O responsável pelos anúncios já havia sido notificado na última terça-feira, dia 21, para a retirada das mesmas.

 

- Algumas empresas insistem em expor as propagandas irregulares. A vinculação dos editais à propaganda ilegal mostram para a população que os responsáveis pelo anúncio sem autorização passam, na verdade, uma mensagem ruim. E, além de serem proibidas, estas publicidades contribuem para a poluição visual da cidade - disse Alex Costa, secretário de Ordem Pública.

 

As ações para combater a propaganda ilegal, iniciadas em janeiro de 2009, já retiraram 337 painéis irregulares em vários pontos da cidade.

 

A operação desta quinta-feira contou com a participação de cerca de 20 pessoas, entre agentes da Seop, guardas municipais, fiscais da Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização, técnicos da Defesa Civil e policiais militares.




Serviços Serviços