Visualização de conteúdo web Visualização de conteúdo web

Você não tem os papéis necessários para acessar este portlet.
 
 
 


 
 
 
 

 

Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Sábado tem vacinação contra a raiva animal

Em toda a campanha, a estimativa é vacinar 680 mil animais, sendo 166 mil nesta fase


24/09/2010 08:58:00


Foto: Eliane CarvalhoA Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC) realiza neste sábado, dia 25, a terceira etapa da campanha “Rio sem Raiva 2010!”, que imunizará cães e gatos contra a raiva animal. Em toda a campanha, a estimativa é vacinar 680 mil animais, sendo 166 mil nesta fase. Mais de mil postos fixos e móveis, incluindo postos de saúde, escolas e associações de moradores, estarão à disposição da população nas cinco etapas.

Nesta etapa, serão vacinados cães e gatos dos seguintes bairros da Zona Norte, Oeste e Baixada: Madureira, Quintino, Engenheiro Leal, Cascadura, Cavalcanti, Bento Ribeiro, Oswaldo Cruz, Marechal Hermes, Guadalupe, Acari, Coelho Neto, Anchieta, Barros Filho, Costa Barros, Honório Gurgel, Ricardo de Albuquerque, Pavuna, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Grumari, Jacarepaguá, Gardênia Azul, Anil, Tanque, Vila Valqueire, Freguesia, Taquara, Cidade de Deus, Praça Seca, Campinho, Curicica, Camorim, Vargem Grande, Vargem Pequena e Pechincha. Os postos funcionarão das 8h às 17h. As fases seguintes acontecerão nos dias 16 de outubro e 6 de novembro.

Cães, gatos e morcegos são os principais transmissores da raiva, mal que compromete o sistema nervoso do homem, quando contaminado, daí a importância da vacinação. A doença possui grau de letalidade próximo a 100%, e, no município do Rio, está controlada há 25 anos, portanto é importante que os animais não deixem de ser vacinados nas próximas etapas. Segundo o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da SMSDC, são esperadas, por cerca de 36h após a aplicação, sintomas como dores no local vacinado, febre e comportamento mais quieto dos animais. As vacinas são repassadas pelo Ministério da Saúde, responsável pela sua aquisição.

Na hora de levar o animal de estimação para vacinar, deve-se tomar algumas precauções. Os cães devem estar com coleira e guia, já os gatos, em sacolas de pano ou em gaiolas apropriadas. Animais que possuem temperamento agressivo devem estar com focinheira. Os donos de animais que quiserem esclarecer outras dúvidas e obter informações sobre a listagem dos postos na cidade podem ligar para o Telessaúde (3523-4025), acessar a página da SMSDC na internet, em www.rio.rj.gov.br/web/smsdc, ou ligar para o CCZ: (21) 3395-1595.

 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços