Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura registra 40 atendimentos médicos em dezembro nos ensaios das escolas de samba

Apenas duas pessoas, no entanto, foram encaminhadas ao Hospital Souza Aguiar


07/01/2010 16:20:00  » Autor: Karine Fonte


Nos quatro fins de semana de dezembro passado, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) realizou 40 atendimentos médicos nos ensaios técnicos das escolas de Samba que acontecem no Sambódromo. Desse total, duas pessoas foram transferidas para o Hospital Municipal Souza Aguiar: uma com contusões no ombro e cotovelo, e a outra com crise convulsiva.

Os casos mais comuns nos dois postos da SMSDC na Passarela do Samba,  instalados na Concentração e na Apoteose, foram dor de cabeça, hipertensão, cortes, intoxicação alcoólica e entorses. Além disso, cerca de 25% dos atendimentos foram de jovens com até 19 anos.

No mês de janeiro, os postos médicos permanecerão à disposição, começando a funcionar uma hora antes do início dos ensaios, com 16 profissionais de saúde. As unidades têm dez leitos e equipamentos para suporte à vida, como desfibriladores, monitores cardíacos e eletrocardiogramas, entre outros.

Os casos mais graves são transferidos para os hospitais de emergência da Prefeitura, com o uso de três ambulâncias UTI's. O Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, é a principal referência para receber as remoções. O HM Miguel Couto, no Leblon; HM Salgado Filho, no Méier; HM Rocha Maia, em Botafogo; e HM Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, também podem receber pacientes. Além disso, as maternidades Oswaldo Nazareth, na Praça XV, e Fernando Magalhães, em São Cristóvão, estão de prontidão para receber gestantes.




Serviços Serviços