Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Comlurb atua nos ensaios técnicos das escolas de samba

O grupo "Chegando de Surpresa" mostrará seu talento no Sambódromo


14/01/2011 15:40:00


O aquecimento para o Carnaval já toma conta do Sambódromo, que neste fim de semana receberá mais quatro escolas de samba para os ensaios técnicos. Para isso, a Comlurb montou operação de limpeza para as imediações da Rua Marques de Sapucaí. A Companhia vai atuar em dois turnos, antes e depois dos ensaios.

 

O efetivo será composto por dez garis no turno das 7h às 15h20, garantindo a pré-limpeza do local. Mais seis garis vão atuar entre meia-noite e 6h, reforçando a limpeza após o evento.

 

Em alguns ensaios técnicos, um grupo de 14 garis vai demonstrar como será a limpeza na Marquês de Sapucaí durante os desfiles em março, com uma mini varredeira e um mini basculante.

 

 

Educação ambiental também entra na folia:

 

No sábado, entre o ensaio da Viradouro e a Imperatriz, a animação fica por conta do grupo Chegando de Surpresa, que levará dez garis para percorrer a passarela com o apoio dos ritmistas da Imperatriz, cantando as músicas “Tem gari na rua” e “A praça é sua”, para apresentar como são as ações de educação e conscientização ambiental feitas com a participação aos moradores do Rio.

 

O grupo foi criado pela Comlurb em 2007 para fazer esse trabalho mostrando peças teatrais e musicais voltadas para o tema limpeza urbana. Os garis se apresentam cantando, dançando e usando como instrumentos musicais os próprios equipamentos de trabalho.

 

 

Reciclagem também dá samba:

 

Parceiras há quatro Carnavais, Comlurb, RioTur, Coca-Cola Brasil e Liesa vão, mais uma vez, incentivar a coleta seletiva no Sambódromo. A novidade é que o recolhimento dos recicláveis será antecipado e acontecerá a partir do próximo sábado, dia 15/01, durante os ensaios técnicos das Escolas de Samba do Grupo Especial, no Sambódromo.

 

O serviço de coleta de latas de alumínio e garrafas plásticas será feito por 60 catadores das organizações Febracom, CataRio e Movimento Nacional de Catadores do Rio de Janeiro. A venda do material é destinada aos próprios catadores. Cada trabalhador recebeu um kit composto de boné, camiseta, bermuda e tênis e serão utilizados, nesse primeiro momento, 2500 sacos plásticos.

 

Segundo o cronograma da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA) os ensaios acontecerão nas seguintes datas:

Dia 15/01 (sábado) – Viradouro e Imperatriz

Dia 16/01 (domingo) – Mocidade e Unidos da Tijuca

Dia 22/01 (sábado) – Caprichosos e União da Ilha

Dia 23/01 (domingo) – Grande Rio e Mangueira

Dia 29/01 (sábado) – Porto da Pedra e Portela

Dia 30/01 (domingo) – Beija flor e Vila Isabel

 

O espetáculo é gratuito e acontece das 20h às 22h.




Serviços Serviços