Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Morar Carioca chega ao Morro da Providência para beneficiar 5.500 moradores

Melhorias fazem parte das ações que estão sendo executadas pela Prefeitura para revitalizar a área portuária


17/01/2011 08:22:00


Foto: Banco de Imagem/Prefeitura do RioA Prefeitura divulga o início das obras do Programa Morar Carioca no Morro da Providência, na Gamboa, a mais antiga favela do Rio. O investimento é de R$ 131 milhões e as intervenções vão beneficiar cerca de 5.500 moradores em 1.720 domicílios. As melhorias levadas pelo Morar Carioca para a Providência fazem parte das ações que estão sendo executadas pela Prefeitura para revitalizar a área portuária.


Além de infraestrutura, com a implantação de novas redes de água, esgoto e drenagem, as obras incluem a construção de um teleférico e de um plano inclinado para facilitar a circulação e a acessibilidade dos moradores. O teleférico terá três estações e vai interligar a Providência com a Central do Brasil e a Cidade do Samba. Já o plano inclinado vai ligar a Ladeira do Barroso à Praça da Igreja do Cruzeiro.


O Morar Carioca vai implantar também um sistema de conservação, controle e ordenamento do uso e da ocupação do solo nas comunidades. Está prevista a implantação de limites físicos e o desadensamento de trechos intensamente ocupados e insalubres. Com recursos da Prefeitura e do Programa Minha Casa, Minha Vida, serão construídas 1.061 novas moradias para reassentamento de famílias que vivem em áreas de risco.


Outra proposta é transformar a comunidade num ponto turístico, com a construção de um Centro Histórico e Cultural, na área que abrange a Ladeira do Barroso, a Igreja Nossa Senhora da Penha, o antigo reservatório e a Capela do Cruzeiro.




Serviços Serviços