Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Novo Plano Diretor da cidade do Rio de Janeiro será sancionado hoje

Plano tem a missão de indicar as grandes diretrizes e linhas de ação das políticas urbana e ambiental do Rio


02/02/2011 08:56:00


O novo Plano Diretor da cidade do Rio de Janeiro será sancionado hoje, dia 2, na Câmara Municipal de Vereadores, na Cinelândia. Após quase 20 anos (o plano atual é de 1992), o Município ganha um novo Plano, que tem a missão de indicar as grandes diretrizes e linhas de ação das políticas urbana e ambiental do Rio. Após muitas discussões e adiamentos de outros governos, com cerca de uma década de atraso, o documento aprovado pela Câmara entra em vigor aprofundando as questões ambiental, habitacional, social e de transporte.

 

A preservação da paisagem e o controle do uso e da ocupação do solo para combater irregularidades e prevenir situações de risco estão contemplados de forma mais explícita e rigorosa. O Plano divide a cidade em quatro macrozonas de ocupação: Controlada (Zona Sul e parte do Centro), Incentivada (Zona Norte, Subúrbio e parte do Centro), Condicionada (Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e adjacências) e Assistida (restante da Zona Oeste).

O novo zoneamento passa a ser definido a partir das densidades demográficas permitidas e da capacidade de suporte ao adensamento urbano, considerando a proteção do meio ambiente e a disponibilidade de infraestrutura.

 




Serviços Serviços