Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Vigilância Santária inutiliza ovos de páscoa em estabelecimento de shopping na Barra

Durante a operação, cerca de 344 quilos de alimentos foram descartados


14/04/2011 09:44:00


A Vigilância Sanitária Municipal realizou na quarta-feira, dia 13, mais uma operação “Shopping Saudável”, desta vez no Barra Shopping, na Zona Oeste da cidade. Durante a ação, cerca de 50 técnicos vistoriaram estabelecimentos que comercializam alimentos e da área de saúde, além do posto médico e áreas comuns administradas pelo shopping. 

 

Nas Lojas Americanas, os ficais apreenderam e inutilizaram 30 unidades, com 90 gramas cada, de ovos de páscoa, totalizando 2,7 kg, além de 360 latas e 60 garrafas pet (2 litros) de refrigerante e 5 caixas de 5 litros cada de sucos. Todos os produtos tinham as embalagens enferrujadas, amassadas ou estavam acondicionados em depósito com infiltração nas paredes. O local foi infracionado por falta de asseio e por apresentar alimentos impróprios para consumo, e também foi intimado a fazer obras de adequações, como impermeabilização das paredes, para evitar novas infiltrações. 

 

Alguns restaurantes também tiveram alimentos inutilizados: no Cantina Buonasera, 15,7kg de alimentos impróprios para consumo; no Salad Creations, 5 kg de pães congelados sem identificação; no Salitre, 500 gramas de carpaccio de salmão sem rotulagem; e na temakeria Koni Store, os fiscais encontraram 1kg de gergelim com prazo de validade vencido. Já na sorveteria Seletti, foram inutilizados 48 kg de sorvetes sem rotulagem. 

 

Os fiscais constataram presença de insetos (baratas) no restaurante Giraffa’s, que foi multado por falta de asseio e intimado a fazer adequações na cozinha. O Mega Matte e o Viena Express também foram infracionados por falta de higiene e intimados a fazer reformas estruturais. 

 

Na área de saúde, os técnicos multaram três óticas que não apresentavam livros de prescrições médicas, e possuíam equipamentos que só podem ser utilizados em consultórios médicos. Os responsáveis foram orientados a fazer a retirada imediata dos equipamentos. Uma não cumpriu a determinação e foi notificada. 

 

Duas farmácias de manipulação foram intimadas a fazer adequações físicas, e uma delas, multada por apresentar fórmulas preparadas sem prescrição médica. Três salões de beleza foram intimados a adequar o setor de esterilização. Um dos ambulatórios do shopping, administrado pelo sindicato dos lojistas, foi interditado parcialmente. 

 

Desde setembro de 2010, a operação “Shopping Saudável” já passou por 17 shoppings da cidade (incluindo a operação desta quarta-feira), e 1.1046 kg de alimentos foram inutilizados. 

 

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil orienta o consumidor a denunciar qualquer tipo de irregularidade observada ao setor de reclamações da Vigilância Sanitária, na Rua do Lavradio, 180, Centro, ou pelo telefone 2224-9762.

 




Serviços Serviços