Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeito participa em São Paulo da C40 e debate políticas ambientais das maiores cidades do mundo

Evento organizado a cada dois anos, pela primeira vez se realiza no hemisfério sul


31/05/2011 23:38:00


Foto: Beth SantosO prefeito Eduardo Paes esteve em São Paulo na noite desta terça-feira, dia 31, no jantar de abertura da C40, no Jockey Clube de São Paulo, ao lado do prefeito de Nova Iorque e presidente do comitê gestor da C40, Michael Bloomberg, do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e representantes das grandes cidades do mundo para discutir projetos de enfretamento das mudanças climáticas e promoção do crescimento sustentável. Durante a manhã de hoje, dia 1º de junho, Paes voltou a se encontrar individualmente com os prefeitos de algumas cidades participantes da Rede C40. Durante o café, conversou com Mauricio Macri, prefeito de Buenos Aires, e Sam Adams, prefeito de Portland, em Oregon, nos Estados Unidos. Ele apresentou algumas iniciativas cariocas de preservação do meio ambiente, como a meta da cidade em diminuir em 8%, até 2012, a emissão de gases poluentes na atmosfera. Paes ouviu também algumas experiências bem-sucedidas destas cidades e falou da implantação do Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos, em Seropédica, e da construção dos corredores BRTs no Rio.

 

Foto: Beth Santos"O que a C40 está propondo com esse encontro é um pouco do que o Rio adotou como prática ao longo dos últimos anos. Desde a Eco-92, a cidade é movida por discussões e reflexões sobre a questão do clima, da sustentabilidade e do meio ambiente. No ano que vem teremos a Rio+20, justamente para retomar estes temas e colocá-los no centro das preocupações dos governantes do mundo inteiro. A Prefeitura do Rio tem consciência dos muitos desafios que existem e já começou a fazer a sua parte. Estabelecemos uma meta muito objetiva para 2012: reduzir em 8% o volume de gases do efeito estufa emitidos na atmosfera. Para atingir esta meta, estamos agindo em várias frentes. Licitamos as linhas de ônibus que circulam pela cidade para racionalizar e otimizar a frota. Também já começamos a implantação do sistema de transporte BRT com a construção dos nossos dois primeiros corredores viários (Transcarioca e Transoeste) e, até o final do ano, construiremos mais outro (Transolímpica). Estes corredores vão operar com ônibus articulados movidos a combustível híbrido, que é menos poluidor. Outra medida muito importante foi a inauguração do Centro de Tratamento de Resíduos de Seropédica e a desativação gradual do Aterro de Gramacho. O lixo é o segundo maior emissor de gases do efeito estufa no Rio de Janeiro. A tecnologia de ponta usada no CTR para a captação do gás metano representa uma queda de 8% nestas emissões, o equivalente a quase 2 mil toneladas de gás carbônico. É o mesmo que acabar com a poluição de 1,5 milhão de carros movidos a gasolina em um ano!", disse o prefeito em sua volta ao Rio, no fim da manhã de hoje.


Foto: Beth SantosUma das integrantes da C40, a cidade do Rio foi pioneira no Brasil ao estabelecer metas para redução de emissão de gases do efeito estufa ao longo da década. Até 2020, o objetivo da Prefeitura do Rio é reduzir em 20% o volume de gases emitidos na atmosfera. A agenda sustentável da cidade vai ganhar força no ano que vem, com a Rio+20, conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que vai reeditar, 20 anos depois, a Eco 92.


Imagens relacionadas:

















Serviços Serviços