Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeito inaugura Clínica da Família em região pacificada da Zona Norte

Moradores do Queto serão beneficiados com nova unidade - a 7ª instalada em locais em processo de pacificação


02/06/2011 11:12:00


Foto: J.P.EngelbrechtO prefeito Eduardo Paes e o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, inauguraram nesta quinta-feira, dia 2 de junho, a primeira Clínica da Família no bairro do Sampaio, que vai beneficiar comunidades pacificadas na região. A nova unidade é a 35ª clínica da cidade e a 7ª instalada pela Prefeitura do Rio na área de comunidades pacificadas ou em processo de pacificação.


Com capacidade para assistir 20 mil moradores da região, o atendimento da Clínica da Família Cabo Edney Canazaro abrange cinco comunidades do morro do Queto, que faz parte da UPP Morro São João-Morro da Matriz-Morro do Queto. O nome do espaço homenageia o policial militar que morreu durante uma operação no Morro dos Macacos, em 2009, quando o helicóptero da polícia em que estava foi atingido por traficantes e precisou fazer um pouso forçado no campo de futebol da Vila Olímpica onde a nova clínica foi construída.

Foto: J.P.Engelbrecht- Isso é a continuidade de um trabalho que leva atenção básica de saúde às pessoas que mais necessitam. Estamos chegando próximo a 25% da população carioca com cobertura do programa Saúde da Família. E é emblemático que ela tenha o nome de um policial militar, um servidor público, que trabalhava para alcançar essa pacificação. Ele deu a sua vida para que as pessoas moradoras destes locais, dominados pelo tráfico e pela violência, tivessem uma vida melhor. Esse é o trabalho que a Prefeitura do Rio tem realizado em parceria com o governo do Estado: levar dignidade e paz a estes cariocas - explicou Paes.

Além do Morro do Queto, a prefeitura já instalou clínicas da família no Santa Marta, Pavão Pavãozinho, Complexo do Alemão (duas unidades - Itararé e Alvorada), Vila Cruzeiro e na Mangueira, onde já foi anunciado o início do processo de pacificação. Outras duas clínicas já estão sendo construídas para atender as comunidades do Batan, em Realengo, e do São Carlos e da Mineira, no Catumbi.

Foto: J.P.EngelbrechtO secretário Beltrame acompanhou a inauguração e elogiou a estrutura da nova unidade de saúde básica:

- Estou aqui para agradecer pela sensibilidade de eternizar o nome de uma pessoa que, sem dúvida, morreu para que tudo isso pudesse acontecer. O que efetivamente vai trazer ou melhorar a segurança pública é a dignidade. E isso aqui tem um peso forte na construção da dignidade. Essa clínica também tem um diferencial muito importante que é a tecnologia de primeiro mundo. Vi aqui um raio-x digitalizado e um aparelho de ultrassom com gel aquecido, coisas que não encontrávamos antes.

Foto: J.P.EngelbrechtAs obras foram realizadas pela Riourbe, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Obras, em um investimento de R$ 2,5 milhões. O prédio foi erguido em uma área de 897 metros quadrados e segue princípios ecológicos, para amenizar os impactos ao meio ambiente. Para isso, as unidades contam com sistema de captação da água da chuva que permite sua reutilização em descargas e na manutenção do jardim; sistema de ventilação adequado com um jardim central que mantém o local sempre arejado, sem precisar utilizar ar condicionado; além da iluminação natural, através de paredes com estrutura de vidro, o que reduz a necessidade de uso de lâmpadas nos consultórios.

A nova clínica da família de Sampaio conta com seis consultórios, salas de ultrassonografia, raios-x, observação clínica com três leitos, além de salas de procedimentos, curativos, imunização, coleta, saúde bucal e farmácia. Localizada na Avenida Marechal Rondon, s/nº, na esquina com a Rua Antunes Garcia (na Vila Olímpica de Sampaio), a unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Foto: J.P.EngelbrechtCinco equipes da Estratégia de Saúde da Família e duas de Saúde Bucal funcionarão no local. Cada equipe fará, em média, 400 consultas médicas por mês, totalizando 2 mil consultas médicas mensais; além dos demais procedimentos, serviços e consultas de enfermagem e dos agentes de saúde.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, a nova unidade amplia o número de pessoas cobertas pelo Programa de Saúde da Família na cidade.

- É com muito carinho que inauguramos hoje mais uma clínica, em um espaço que tinha menos oferta de atenção primária. Essa região do Méier contava, até 2009, com apenas uma equipe da Estratégia de Saúde da Família. Agora, cerca de 100 mil pessoas da área já contam com assistência integral da saúde – ressaltou, destacando que essa é a quinta unidade da região do Grande Méier.
 

 

Fotos: J.P. Engelbrecht


Imagens relacionadas:

















Serviços Serviços