05/04/2013 19:49:00
A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, em parceria com a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet (Assespro), formou a terceira turma do curso gratuito de Programação de Computador com Inglês Técnico (Forsoft-Rio). A cerimônia de entrega dos diplomas aconteceu nesta quinta-feira (04/04) no auditório do CREA-RJ, no Centro do Rio. Dos 79 formandos, 38 já serão promovidos a seus novos empregos na área de TI, oferecidos pelas empresas madrinhas do projeto.
Os jovens, entre 18 e 24 anos, foram capacitados em Linguagem de Programação JAVA ou em Infraestrutura de Rede com inglês técnico voltado para área de Tecnologia da Informação. Durante seis meses, tiveram quatro horas diárias de aulas nos cinco dias úteis da semana e fizeram visitas guiadas à empresas do ramo.
- Esta é uma parceria estratégica. Se antes o desenvolvimento passava por rodovias e ferrovias, hoje passa por estradas virtuais. Capacitamos trabalhadores para atuarem nestas estradas, criando um caminho virtuoso – afirmou o secretário de Ciência e Tecnologia, Franklin Coelho, para as cerca de 200 pessoas que compareceram ao evento e ao lado de vários representantes das empresas parceiras.
O diferencial do Forsoft-Rio é a participação das empresas como "madrinhas" dos formandos. As companhias se comprometem a contratar, no mínimo, 40% dos egressos, em regime de CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) e com salário compatível com o padrão de mercado. O curso trabalha em cima da demanda de mercado, gerando mão-de-obra qualificada. Nesta terceira turma, atuaram as empresas Acol, Gigacom, Idaco, Iplan, Linux, Nasajon, Netcenter, Totvs e Verto.
Falando em nome das empresas madrinhas, Sergio Pinna, da Acol, revelou que, atualmente, 10% do quadro de desenvolvedores de sua instituição já são oriundos do Forsoft-Rio.
- Lapidamos estas pedras que viraram diamantes. O que estamos fazendo é uma troca justa, onde todos saem ganhando - disse, adiantando que a Acol continuará apadrinhando o projeto.
O presidente da Assespro, Márcio Lacs, foi na mesma linha:
- O Forsoft-Rio é estratégico para 239 empresas filiadas no Rio de Janeiro. É uma ação concreta para evitar um possível apagão de mão-de-obra no país, além de atuar na área de responsabilidade social.
Considerada empresa madrinha especial, o IplanRio apadrinha alunos desde a primeira turma.
- Esta formatura é um evento de educação, de formação de pessoas em uma área que o país tanto necessita. Espero que se espalhe pelo Brasil - discursou o presidente da empresa municipal, Ricardo Oliveira. Também participou da cerimônia, o presidente do CREA-RJ, Agostinho Guerreiro.
Esta parceria promove, desde de seu início, em 2010, uma integração entre o futuro empregado e o empregador, bem como assegura tanto uma seleção adequada de jovens com aptidão para a programação de computadores, como uma qualidade do curso à altura das exigências normais do mercado. O curso tem o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Infnet Instituto.