Apresentado pelo ator Morgan Freeman, o "Oscar" do esporte premiou os principais atletas do mundo
12/03/2013 12:59:00 » Autor: Elisa Motta / Fotos: J.P. Engelbrecht
Pela primeira vez no Rio, o Laureus World Sports Awards premiou os principais atletas do mundo na noite desta segunda-feira (11/03), no Theatro Municipal, no Centro. Entre eles o nadador brasileiro paralímpico Daniel Dias, na categoria Melhor Esportista com Deficiência. Conhecido como o "Oscar" do esporte mundial, o Laureus é a principal premiação do esporte internacional. A Cidade Maravilhosa, que este ano recebe ainda a Copa das Confederações, também sediará a próxima edição do prêmio, em 2014, ano da Copa do Mundo da Fifa.
Os membros da Academia Laureus, com o presidente Edwin Moses à frente, deram início à cerimônia. Em seguida, o governador Sergio Cabral deu as boas-vindas aos convidados e lembrou a série de eventos que a cidade vai sediar até 2016:
– Nos próximos anos, vamos receber grandes eventos do esporte, começando pela Copa das Confederações, em junho próximo, seguida pela Copa do Mundo, em 2014, e pelos Jogos Olímpicos, em 2016. O Rio é uma cidade de esportes. Acho que esta é uma oportunidade para parabenizar os membros do Laureus pelo trabalho maravilhoso que tem feito pelo mundo, usando os esportes para promover mudança social e celebrar a excelência do esporte.
Durante a cerimônia, apresentada pelo ator Morgan Freeman, o Coral Infantil da Rocinha cantou "Cidade Maravilhosa" enquanto um vídeo apresentava o Rio, cidade olímpica. A cantora e compositora indicada ao Grammy Bebel Gilberto e o grupo de capoeira Arte Nobre também se apresentaram.
O Laureus é concedido aos esportistas de maior destaque no ano anterior. Os prêmios para os melhores atletas de 2012 foram distribuídos em sete categorias: Melhor Atleta Masculino, Melhor Atleta Feminino, Melhor Equipe, Revelação do Ano, Melhor Retorno, Melhor Esportista de Ação e Melhor Esportista com Deficiência.
O atleta brasileiro Daniel Dias foi o grande vencedor na categoria Melhor Esportista 2012 com Deficiência, prêmio supervisionado pelo Comitê Executivo Paralímpico Internacional. Ele já havia levado a premiação em 2009.
- Quero agradecer à minha família por ter me apoiado. É difícil falar o significado de chegar ao ponto que cheguei, mas sei que tenho muito a dar ao esporte ainda. Essa conquista veio coroar um ano incrível. Eu queria fazer história, e consegui conquistar as medalhas e entrar para a história do esporte brasileiro e mundial - disse Daniel, que ganhou seis medalhas de ouro paralímpicas em Londres, todas batendo recordes mundiais, nas provas individuais de natação.
O Prêmio Melhor Atleta Masculino foi para o velocista Usain Bolt (atletismo), que conquistou três medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres (100m, 200m e revezamento 4 x 100m); a Melhor Atleta Feminina, para a britânica Jessica Ennis (atletismo); a Revelação do Ano, Andy Murray (tênis); Melhor Equipe de 2012, time europeu da Ryder Cup (golfe); e Felix Sanchez (atletismo) ganhou o Laureus de Retorno.
Na categoria Melhor Esportista de Ação de 2012, o austríaco Felix Baumgartner ganhou o prêmio com seu salto da estratosfera que quebrou todos os recordes do salto livre.
Além das sete categorias, este ano houve mais dois prêmios adicionais. O Laureus das Conquistas da Carreira, concedido ao ex-atleta britânico Sebastian Coe, que foi o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres. E o Prêmio Conquista Excepcional para o nadador Michael Phelps, o maior medalhista olímpico da história.
- Não há nada mais especial do que estar com crianças e ver os sorrisos em seus rostos. Espero estar envolvido com o esporte pelo resto da minha vida – disse Phelps.
Os brasileiros Alan Fontelles – atletismo paraolímpico – e Neymar – jogador de futebol – foram indicados para as categorias Esportista com Deficiência e Revelação do Ano, respectivamente.
Fizeram parte da festa o ex-futebolista neerlandêsos Ruud Gullit, o tenista Boris Becker e os artistas Kyle MacLachlan; Fernanda Lima; Cauã Reymond; Morena Baccarin, uma das estrelas da série americana "Homeland"; Eva Longoria; entre outros.
Laureus
O conceito Laureus consiste em um movimento universal que celebra o poder do esporte em unir as pessoas como uma força para o bem. A organização divide-se em três elementos principais: a Academia Laureus World Sports, a Fundação Laureus Sport for Good e o Prêmio Laureus World Sports. Em conjunto, eles homenageiam a excelência desportiva e reforçam o poder do esporte para promover a mudança social.
Os vencedores do Prêmio Laureus World Sports são selecionados por um júri composto por grandes esportistas – os 46 membros da Academia Laureus World Sports –, verdadeiras lendas vivas do esporte que homenageiam os melhores atletas em atividade no momento. Entre os integrantes está o ex-piloto de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi, o único brasileiro.
A cerimônia acontece anualmente, é transmitida para 120 países e territórios e tem a participação de personalidades mundiais do esporte e do entretenimento.
O Laureus foi fundado em 1999 pelas empresas Richemont e Daimler e tem como patrono um dos maiores líderes políticos da história, o sul-africano Nelson Mandela. O nome Laureus é a palavra latina para louro e lembra a coroa de louros oferecida pelos gregos aos vencedores olímpicos.