Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura inaugura nova Usina de Asfalto da cidade

07/08/2013 14:23:00  » Autor: Anna Beatriz Cunha / Fotos: Beth Santos


A Prefeitura do Rio inaugurou nesta quarta-feira (07/08) a nova Usina de Asfalto Antonio Ramos, no Caju. Com tecnologia 100% brasileira, a usina funcionará em uma área de 20 mil² e terá capacidade de produzir 160 toneladas de asfalto por hora.

 

Essa é a quarta usina de fabricação de asfalto da cidade e substituirá a que funcionava na Avenida Francisco Bicalho, que encerrará suas atividades nas próximas semanas. O terreno da antiga usina, erguida na década de 70, fará parte do processo de revitalização da Região Portuária. O equipamento que será desativado produz 140 toneladas por hora, 20 a menos que a nova unidade. A Usina de Campo Grande produz 80t/hora, a de Jacarepaguá, 120t/hora e a de Santa Cruz, 60t/hora.

 

- Essa usina é um grande avanço tecnológico para o Rio e representa o conceito de cidade inteligente. Ela foi construída com a desoneração de R$17 milhões para a prefeitura, resultado da parceria público privada que o município fez com as operações urbanas na área portuária. Conseguiremos fazer aqui todos os tipos de asfalto existente no mundo - disse  o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Marcus Belchior.

 

A nova usina é completamente automatizada e permite um controle total da produção, além de grande versatilidade operacional para fabricação de qualquer tipo de massa asfáltica sem variação da qualidade e da velocidade. Tais características representam um imenso avanço na produção, na qualidade e na coloração do asfalto, fazendo da nova usina a mais moderna do Brasil.

 

Uma das novidades tecnológicas será a produção do chamado asfalto CPA (Camada Porosa de Asfalto), que permite que a água da chuva seja absorvida no revestimento da pavimentação. Inédita na cidade, a aplicação costuma ocorrer em regiões onde não existem ralos e evita a formação de bolsões d'água em dias chuvosos. Além disso, existe a expectativa de redução de aproximadamente 25% dos níveis de calor, ruído e poluição, já que os motores consomem menos energia e ainda contam com maior proteção contra acidentes envolvendo operários, pois o sistema é totalmente automatizado.

 

Outro avanço da nova construção será a possibilidade de produção do asfalto colorido, utilizando pigmentos na mistura. O asfaltamento colorido é utilizado com o objetivo de sinalizar as vias e oferecer maior segurança aos motoristas. Assim como a usina desativada, a nova Usina do Caju também fará a reciclagem do material retirado e da sobra do trabalho de fresagem em vias da cidade e do projeto Asfalto Liso. Todo o material usado ou as sobras são transformados em asfalto novo, de qualidade e custo mais baixo. Com esse serviço, o consumo de matéria prima para a produção asfáltica reciclado diminuiu em 50% em comparação ao convencional.

 

A Usina de Asfalto Antonio Ramos é uma homenagem a um dos principais responsáveis pela montagem da Usina de Reciclagem de Asfalto Engenheiro Luiz Paes e diretor industrial de todas as usinas de asfalto da Prefeitura do Rio. Ele dedicou 35 anos de sua vida ao serviço público municipal e faleceu em 2007.


Imagens relacionadas:


» dest








Serviços Serviços